07 de Fevereiro de 2014

Rio Negro & Solimões e Jads & Jadson agitam a Festa da Uva e do Vinho no primeiro final de semana

Quem gosta de música sertaneja não pode perder o primeiro fim de semana da 53ª Festa da Uva e 5ª Festa do Vinho de Vinhedo, que começa neste sábado, dia 8, no Parque Municipal Jayme Ferragut.

Após a cerimônia oficial de abertura da festa de 2014, a dupla Rionegro & Solimões sobe ao palco do primeiro dia, a partir das 20h, no palco principal, localizado próximo à pista de skate. Já no domingo, dia 9, Jads & Jadson animam o público, no mesmo horário e local. As atrações são de graça, como nos anos anteriores, desde 2009.

Para este ano, artistas de diferentes estilos musicais, como sertanejo, pagode, rock, foram escolhidos para se apresentar no maior evento cultural e turístico de Vinhedo, agradando ao público de diferente faixa etária.
A programação musical da festa segue na quinta-feira, dia 13, com show gospel do cantor PG. A banda Sambô, que mistura rock e samba, se apresenta na sexta-feira, dia 14. Gusttavo Lima sobe ao placo no sábado, dia 15. O cantor Thiaguinho, que dispensa apresentação, irá animar o público no domingo, dia 16. Com um perfil musical voltado a música de reflexão, o cantor católico Flavinho faz apresentação na quinta-feira, dia 20, com Ministério Amor e Adoração abrindo a apresentação. Titãs, uma das maiores bandas de rock brasileiro, agita os visitantes da Festa na sexta-feira, dia 21. No sábado, dia 22, mais música sertaneja com Matogrosso & Mathias. A dupla Bruno e Marrone encerra no domingo, dia 23, a edição 2014 da Festa da Uva e Vinho de Vinhedo.

A Festa da Uva e do Vinho é o maior evento turístico e cultual de Vinhedo e será realizada de 8 a 23 de fevereiro. Em uma grande infraestrutura haverá venda e de frutas, vinhos e sucos artesanais, ampla praça de alimentação, área de artesanato, minishopping, exposição de frutas premiadas, roteiros turísticos, leilão de frutas, entre outras atrações.

A Festa ocorre as quintas e sextas-feiras, a partir das 18h e sábados e domingos a partir das 10h, na Avenida Aparecida Tellau Seraphim, s/nº, Portal de Vinhedo. A entrada à festa é gratuita.
Mais informações sobre a 53ª Festa da Uva e 5ª Festa do Vinhedo de Vinhedo no site www.vinhedo.sp.gov.br e www.festadauva.com.br.

Shows vinhedenses e regionais
Além dos shows de artistas consagrados, os visitantes da Festa da Uva e do Vinho de Vinhedo também poderão assistir apresentações musicais de qualidade de artistas de Vinhedo e região. Uma vasta programação foi montada, em diversos horários, para alegrar os visitantes e mostrar o que a cultural vinhedense e regional tem de melhor. 

Como forma de valorizar principalmente os artistas de Vinhedo foi utilizado para seleção das apresentações o cadastro aberto pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, no final de 2013 para inscrever bandas e artistas interessados em se apresentar na festa de 2014. Mais de 40 artistas são de Vinhedo. 

Haverá apresentações de diferentes estilos musicais e dos alunos que participam do projeto da Prefeitura Oficinas Culturais, nos palcos auxiliares (Chopp e Madeira). (Confira programação abaixo)

Desfile de Cavaleiros
O Desfile de Cavaleiros, um dos eventos mais tradicionais da Festa da Uva e Festa do Vinho de Vinhedo, terá novo ponto de concentração este ano. 

O evento será no domingo, dia 16 de fevereiro. O percurso de 2014 começa e termina na Avenida Otávio Tasca (em frente a nova Escola Sesi), na região do bairro Nova Canudos. A concentração de cavaleiros começa às 10h, com saída prevista às 11h. O grupo passará por baixo do viaduto João Baptista Seraphim, seguirá pela Avenida Presidente Castelo Branco e Rua Santa Cruz até chegar na Avenida Brasil. Durante o percurso os participantes do desfile seguirão pela Estrada da Boiada, passarão próximo ao recinto da Festa no Parque Municipal Jayme Ferragut e retornarão ao ponto de partida seguindo pela Avenida dos Imigrantes, Rua das Andorinhas, Rua Manoel Matheus, com previsão de chegada às 13h. Haverá um locutor e um caminhão de som acompanhando o grupo.

Passeio de Motos
Motociclistas de Vinhedo e região já podem preparar suas motos e capacetes para o tradicional Passeio de Motos, que ocorre no último dia de festa, domingo, 23 de fevereiro e pretende reunir um número grande de participantes. A concentração dos motociclistas será às 10h na Praça do Aquário, com saída prevista às 12h, pela Avenida Cachalote. O grupo atravessará a Avenida Independência, passará pela Avenida Presidente Castelo Branco até chegar à Avenida Benedito Storani. Na sequência, os motociclistas circularão pelas ruas do Centro, Nove de Julho e Manoel Matheus, passando pela Rua Anésio Augusto do Amaral. Seguirá pela Avenida dos Imigrantes e Avenida Apparecida Tellau Serafim até chegar ao Parque Municipal Jayme Ferragut pela Estrada da Boiada. Ao final do passeio, o grupo poderá assistir ao show de rock da banda Rota 71.

Comercialização de vinhos artesanais
Os visitantes da 53ª Festa da Uva e 5ª Festa do Vinho de Vinhedo terão a oportunidade de conhecer a qualidade do vinho produzido de forma artesanal por 10 famílias tradicionais de Vinhedo.
Durante a festa, aos sábados e domingos, serão comercializados os vinhos produzidos pelas famílias Amatto, Azzolin, Baccetti, Campovilla, Della Bruna, Ferragut, Ferron, Gomes, Ifanger e Von Zuben, que valorizam a cultura de cultivo de uva e fabricação de vinho em Vinhedo.
Dentro do ginásio de esportes cada uma das famílias produtoras de vinho terá um box para comercialização de produtos.

Venda de frutas
Além das diversas atrações culturais, a festa oferece aos visitantes uma vasta variedade de frutas à venda. São cerca de 30 variedades, entre elas, a fruta símbolo da festa, a uva de vários tipos, que serão comercializadas por 23 produtores do município e região.
A expectativa dos produtores para este ano é comercializar cerca de 110 toneladas de frutas, nos três finais de semana de festa. 

O pavilhão de venda de frutas está localizado próximo ao palco madeira, onde é feita a abertura oficial da festa.

Leilão de frutas
Se você escolher visitar a Festa da Uva aos domingos não pode perder a oportunidade de acompanhar o leilão de frutas, que irá ocorrer nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro, sempre às 15h, no Ginásio de Esportes do Parque Municipal Jayme Ferragut. As frutas doadas pelos produtores rurais que participam da festa são julgadas por engenheiros agrônomos da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento - às sextas-feiras. É feita a classificação das frutas nas categorias de 1º, 2º e 3º lugar, além de menção honrosa (4º lugar). As frutas premiadas, dos mais variados tipos, ficam em exposição a partir de sábado até a hora do leilão. 

Qualquer visitante pode participar dando seu lance e a função do leiloeiro é valorizar ao máximo as frutas, realizando a venda pelo maior preço possível. 

A renda obtida com o leilão é revertida à cerimônia de premiação dos produtores rurais participantes da festa, realizada durante o mês de setembro, como forma de valorizar a atividade agrícola. Já as frutas não leiloadas são doadas às instituições sociais de Vinhedo.

Artesanato vinhedense
Os visitantes que quiserem presentear seus amigos e familiares poderão encontrar lembranças que resgatam a história e a tradição de Vinhedo, confeccionadas pelos próprios artesãos do município.
A AAV – Associação dos Artesãos de Vinhedo – terá um estande representativo de Vinhedo, destinado à venda destes produtos, como chaveiros, porta vinho, a boneca de pano que este ano passou a fazer parte do kit que compõem o convite oficial da festa, entre outros produtos. 

Além disso, cerca de 20 artesãos do município terão um espaço para comercialização dos produtos confeccionados por eles, ao lado da escada de acesso ao Ginásio do Parque Municipal onde acontece a Festa do Vinho.

Parque de Diversão
Uma das principais atrações para crianças e jovens, o parque de diversão, já está sendo montado no Parque Municipal Jayme Ferragut. Serão mais de 20 brinquedos, para atender o público de diferente faixa etária. Uma das atrações deste ano é a roda gigante toda iluminada.

Praça de Alimentação
Será montada uma ampla praça de alimentação, coberta, com restaurantes de gêneros diversos, além de diversas barracas com lanches pastéis, doces, bebidas e muito mais.

Centenário da Paróquia Sant´Anna
Em homenagem ao centenário da Paróquia de Sant´Anna, a Festa de 2014 tem um selo comemorativo à data, que resume um pouco da história da cidade. O selo consta no material de divulgação do evento.
Nos cartazes, espalhados por diversos pontos da cidade com a programação dos shows principais, há um arco, com tons claros, sob a imagem dos artistas que se apresentarão na festa. O arco, composto por uvas com a logomarca da FUV, é uma alusão ao arco existente no altar da igreja matriz.

Passeios turísticos
Entre as atrações da festa estão os passeios turísticos, opções de lazer para que o visitante possa conhecer a história da cidade e os atrativos que existem fora do recinto da festa.
São sete passeios oferecidos para fortalecer as atividades turísticas do município e resgatar a história da população. 

Com aproximadamente 1h30 de duração, os passeios turísticos estarão à disposição da população aos sábados e domingos, das 10h às 17h e serão realizados conforme adesão, em diversos horários. O visitante interessado deve procurar no recinto da festa o estande direcionado ao receptivo turístico para garantir a sua presença no passeio. Os valores variam de R$ 10,00 a 20,00. 

Parada italiana
Diversas atrações itinerantes estão programadas para animar os visitantes. São inúmeras, que vão desde atrações culturais que resgatam a tradição italiana, apresentações musicais, encenações teatrais e intervenções junto ao público, e irão ocorrer aos finais de semana, em diversos horários. 

A tradicional parada italiana ocorrerá aos sábados e domingos, às 10h e às 14h. O Ginásio de Esportes, onde acontece a Festa do Vinho, é o ponto de concentração da parada italiana. Ao som de tarantela o grupo formado por integrantes da terceira idade, alunas do curso de dança do projeto Oficinas Culturais da Prefeitura, membros da banda italiana e as promotoras da FUV percorrem os recintos da festa levando alegria e incentivando a participação popular no percurso. O encerramento é feito no palco próximo ao minishopping com a cerimônia de pisa nas uvas, que resgata a tradição da fabricação de vinho.

Carnaval de Veneza
Cinco integrantes resgatarão, no Carnaval de Veneza, a tradição italiana que vem do século XVIII, quando a nobreza se disfarçava com máscaras para sair às ruas e misturar-se ao povo. As máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. O grupo percorrerá os recintos da festa aos sábados e domingos, às 10h e às 14h30.

Jazz Tradicional
A banda Jazz Tradicional também irá circular pela festa, aos sábados e domingos, às 15h e 17h, levando música de qualidade aos visitantes. A banda é formada por cerca de 10 músicos.

Família Italiana
Os visitantes da festa poderão se surpreender com a encenação teatral programada pela Família Italiana. Interagindo com o público, eles contarão um pouco da história da família ao chegar no Brasil. As apresentações irão ocorrer no recinto da festa, das aos sábados e domingos, às 15h.
A dupla de “sombras” também estará presente, promovendo intervenções junto ao público.

SIM Vinhedo Digital
Além de se divertirem na Festa os visitantes terão a oportunidade de conhecer os novos avanços do projeto Soluções Integradas Municipal – SIM Vinhedo Digital, que elevou o município ao patamar de Cidade Digital e caminha para tornar-se uma Cidade Inteligente, conceito que identifica as cidades que investem em soluções práticas para os principais desafios gerados com desenvolvimento urbano e social.
Em um estande montado próximo à entrada principal do recinto da festa, no Parque Municipal Jayme Ferragut, será possível acompanhar os serviços on line já disponibilizados pela Prefeitura à população e ter informações necessárias de como o cidadão pode fazer parte do projeto de inclusão digital, que permite acesso gratuito à internet. 

Na festa da uva de 2012, o projeto foi apresentado com grande sucesso à população. Por isso neste ano, haverá um novo estande que possibilitará ao visitante acompanhar avanços do projeto em um local especial e aconchegante.


Confira a programação das apresentações culturais de artistas de Vinhedo e região nos palcos auxiliares

DIA 08 - sábado

Palco Chopp
18h00 às 19h30 - Grupo Ousadia
20h00 às 22h00 - Montreal & Santarém

Palco Madeira
16h00 - Corporação Musical de Vinhedo – durante a cerimônia de abertura oficial da Festa de 2014
19h30 às 21h30 - DJ Roger Donat


DIA 09 - domingo
Palco Chopp

12h00 às 13h00 - Oficinas Culturais de Vinhedo – Núcleo de Dança
13h30 às 15h00 - Rinaldo Samba Bossa
15h30 às 17h00 - Zé Viola & Joãozinho / Peão Campeiro & Luizinho
17h30 às 19h00 - Jean Marcos & Juliano
19h30 às 21h00 - Matheus Stivanelli

Palco Madeira
16h00 às 17h30 - Banda GOD
18h30 às 20h00 - Banda Venue

Dia 13 - quinta-feira
Palco Chopp

18h30 - Ministério “Pelo Sangue”
19h30 - Banda da Assembléia de Deus

Palco Madeira
18h30 - Banda Jesus Cristo é o Caminho
19h15 - Ministério Louvor e Arte – Eliezer Alves

DIA 14 - sexta-feira
Palco Chopp

18h30 às 20h00 - Guimgamps
20h30 às 22h00 - Flávio & Maicon

DIA 15 - sábado
Palco Chopp

12h00 às 13h00 - Oficinas Culturais de Vinhedo – Núcleo Música
13h00 às 14h45 - Trio Dona Lina & Patrícia Marchiori
15h15 às 16h30 - Filosofia de Bar
17h00 às 18h15 - Erick Nunes
18h45 às 20h00 - Banda Triz
20h30 às 22h00 - Incandeia

Palco Madeira
15h30 às 17h00 - Banda Veraneio
17h30 às 19h00 - Wagner & Valquíria
19h30 às 21h00 - Cristiano Carvalho & Rafael
21h00 às 23h00 - DJ Roger Donat


DIA 16 - domingo
Palco Chopp

11h00 às 12h00 - Corporação Musical de Vinhedo
12h00 às 13h00 - Oficinas Culturais de Vinhedo – Núcleo Dança
13h30 às 15h00 - Zé Messias
15h30 às 17h00 - Jhonny da Harpa & Instrumental Ômega
17h30 às 19h00 - Francisco Alves & Donizete
19h30 às 21h00 - Banda Astral Sertanejo

Palco Madeira
16h00 às 17h30 - Banda Pozer
18h30 às 20h00 - Odom Nascimento

DIA 20 - quinta-feira
Palco Chopp

18h30 - Ministério Renascer na Luz

Palco Madeira
18h30 - Ministério Amor e Volezza

DIA 21 - sexta-feira
Palco Chopp

18h30 às 20h00 - Trio Sensação
20h30 às 22h00 - Walter Rodrigues & Rafael

Palco Madeira
19h30 às 21h00 - Every man Is An Island

DIA 22 - sábado
Palco Chopp

12h00 às 13h00 - Oficinas Culturais de Vinhedo - Núcleo de Capoeira e Hip Hop
Sabaoth Hip Hop de Nova Odessa
13h30 às 14h45 - Trio Dona Lina & Malu Nascimento
15h15 às 16h30 - Guilherme Lamas
17h00 às 18h15 - Du Jeito Nosso
18h45 às 20h00 - Spitfire
20h30 às 21h00 - Um Só Ideal

Palco Madeira
17h00 às 18h30 - No Make a Mistake
19h30 às 21h00 - Little Valley Band


DIA 23 - domingo
Palco Chopp

10h30 às 11h30 - Corporação Musical de Vinhedo
12h00 às 13h00 - Ana Cavalcanti
13h30 às 15h00 - Grupo Folclórico Vasco da Gama
15h30 às 17h00 - Beto Gigliotti Trio
17h30 às 19h00 - Os Valetes
19h30 às 21h00 - Rafa Voz

Palco Madeira
16h00 às 17h30 - Dead Generation
18h30 às 20h00 - Retroabilly


Oficina Cultural Vinhedo
Apresentações dos alunos das Oficinas Culturais, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria de Cultura e turismo.
Dias 09, 15, 16 e 22, das 12h00 às 13h00 no Palco Chopp.

Corporação Musical de Vinhedo
Dia 08 - às 16h00 no Palco Madeira
Dia 14 - às 10h30 no Palco Chopp
Dia 16 - às 11h00 no Palco Chopp

Compartilhe:
Share |
Primeira   |   Anterior   |   1 2 3 4 5 6 7 8 9 10   |   Próxima   |   Última

principal | mapa do site | Contato

© Prefeitura de Vinhedo

Rua Humberto Pescarini, 330 | Centro | Vinhedo - SP - CEP: 13280-000 | Telefone: 3826-7800