Prefeitura de Vinhedo

Assistência farmacêutica

A Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) integra a política de Assistência Farmacêutica em Vinhedo e prevê o fornecimento de 197 itens pela Rede Municipal de Saúde, conforme listagem abaixo:

 

Para consultar a relação dos medicamentos que integram a REMUME e que estão em processo de aquisição ou regularização em estoque, acesse a área de Documentos e selecione a opção “Medicamentos”:

Arquivos

 

Como são escolhidos os itens da REMUME?

A seleção dos medicamentos apresentados na REMUME foi elaborada tendo como referência a edição de 2015, contemplando itens que atendem às prioridades do perfil epidemiológico de Vinhedo.

À elaboração da lista padronizada foi considerado como critérios de inclusão e exclusão a expectativa de ganhos terapêuticos (uso racional de medicamento e melhoria da qualidade terapêutica, bem como, ganhos econômicos),  a racionalização dos custos dos tratamentos e a efetividade da gestão pública.

Além da REMUME, há outros itens que são fornecidos à população?

Além dos medicamentos que fazem parte da REMUME, há os que são fornecidos pelos governos estadual ou federal, além de outros que podem ser requeridos via serviço social, da Secretaria Municipal de Saúde.

Para informações complementares, clique no assunto de interesse:

– Farmácia de Alto Custo;
– Programa Dose Certa;
– Próteses e materiais especiais;
– Terapia nutricional.

Como é feita a dispensação de medicamentos?

Para retirar qualquer medicamento de forma gratuita na farmácia municipal é necessário apresentar o Cartão Cidadão de Vinhedo (emitido pela Central SIM Vinhedo Digital), um documento de identidade com foto e a receita médica, com data e carimbo, prescrita por profissional da Rede Municipal de Saúde.

Para sanar dúvidas, consulte as normas técnicas à dispensação de medicamentos e outros itens de saúde.

Como é controlado o estoque de medicamentos?

O estoque dos itens é controlado com a ajuda de um sistema informatizado e que garante, em tempo real, o acompanhamento e controle dos procedimentos realizados na Rede Municipal de Saúde.

No caso dos medicamentos o sistema permite aos gestores e unidades acompanhar pela internet quantos medicamentos foram distribuídos à população, o controle de estoque e alerta para futuras compras. Assim, torna-se possível ter um controle rápido e em tempo real do estoque para realizar o abastecimento do remédio na farmácia em que o medicamento foi retirado por um paciente, após passar por consultas médicas.

Por meio do sistema informatizado de controle, quando algum medicamento ou insumo chega ao almoxarifado é feito o lançamento do produto no sistema, contendo dados da Nota Fiscal, fornecedores, número de lote e validade, já computando a quantidade no estoque. O serviço está disponível em todos os prédios municipais de saúde.

Tenho medicamentos de uso domiciliar vencidos em minha residência, como devo fazer o descarte?

Os remédios vencidos, que sejam de procedência domiciliar, podem ser levados pelo cidadão ao descarte nas farmácias municipais da Policlínica, UBS Vila Planalto e do Centro Médico (vide endereços abaixo).

É importante que o cidadão leve apenas os frascos ou as cartela de comprimidos (blíster) nas farmácias municipais, destinando à coleta seletiva domiciliar a caixa de papelão.

Como são feitas as compras de medicamentos?

As compras efetuadas e em andamento de medicamentos podem ser acompanhadas pelas publicações oficiais. As licitações e compras públicas são realizadas pela Prefeitura de Vinhedo mediante processo licitatório. Clique aqui para mais informações dos certames em andamento e os já realizados.

Qual é a equipe responsável?

Clique aqui e conheça a Comissão de Medicamentos e Terapêutica, que foi criada em junho de 2015 para garantir o acesso da população à medicamentos essenciais e de qualidade a um custo compatível à municipalidade.

A comissão responsável está nomeada por meio da portaria nº 363/2019. Já a ampliação das atribuições da Comissão de Medicamentos e Terapêutica (CMT), face ao Decreto Municipal nº 114/2015, consta na portaria nº 362/2019.

Também há o Comitê de Vigilância às Mortes Materna e Infantil no Município de Vinhedo, instituído pelo Decreto Municipal nº 112/2003 e dá outras providências. Seus membros estão nomeados por meio do Decreto Municipal nº 100/2018.

Quais são os endereços de atendimento?

Farmácia municipal
Dispensação de todos os medicamentos padronizados na rede municipal de saúde à população (medicamentos controlados e insulinas).
Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 1375, Jardim São Matheus
Telefone: (19) 3826-1388
E-mail: gerenciafarmacia.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento: das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira

Farmácia da Policlínica
Dispensação de todos os medicamentos padronizados na rede municipal de saúde à população (medicamentos controlados e insulinas)
Endereço: Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90, Capela
Telefones: (19) 3876-1726 ou 3886-8415
E-mail: gerenciafarmacia.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento da farmácia da unidade: das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira

Farmácia da UBS Vila Planalto
Dispensação de todos os medicamentos padronizados na rede municipal de saúde à população (medicamentos controlados e insulinas)
Endereço: Rua Brasília, nº 273, Vila Planalto
Telefone: (19) 3886-3022
E-mail: gerenciafarmacia.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento da farmácia da unidade: das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira

Farmácia do CAPS
Endereço: Avenida 1º de Maio, 214, Jardim Von Zuben
Telefone: (19) 3886-8674 e 3826-3986
E-mail: gerenciafarmacia.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento da farmácia da unidade: das 8 às 12 horas, de segunda a sexta-feira

Farmácia da UBS Casa Verde
Endereço: Rua Morubixaba, s/nº, Casa Verde
Telefone: (19) 3886-2395
E-mail: gerenciafarmacia.saude@vinhedo.sp.gov.br.
Horário de funcionamento da farmácia da unidade: das 8 às 16 horas, às terças e quintas-feira

Farmácia de Alto Custo
Atendimento do programa de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica, conforme portaria GM nº 3439/2010.
Endereço: Rua Brasília, nº 273, Vila Planalto
Telefone: (19) 3886-3022
E-mail: gerenciafarmacia.saude@vinhedo.sp.gov.br
Horário de funcionamento da farmácia da unidade: das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira