Prefeitura de Vinhedo

Catapora e tetra viral

A varicela – popularmente conhecida como catapora – é uma doença infecciosa e causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças. Costuma mostrar maior incidência ao fim do inverno e no início da primavera.

Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune. No entanto, o vírus pode permanecer em nosso corpo a vida toda e pode ser reativado e causar o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro.

Por ser facilmente transmitida, o contágio de catapora pode ocorrer a partir do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus.

Os sintomas da catapora, em geral, começam entre dez e 21 dias após o contágio da doença e se caracteriza por manchas vermelhas e bolhas no corpo. Também pode causar mal estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa.

A partir de 2013, o Ministério da Saúde introduziu a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora, na rotina de vacinação de crianças entre 15 meses e 2 anos de idade que já tenham sido vacinadas com a primeira dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Como está o abastecimento da vacina de catapora e de outras? Quem é o órgão responsável pelo fornecimento? 

Programa Nacional de Imunização é um programa vinculado ao Ministério da Saúde, que define as ações e responsabilidades das três esferas dos poderes (municipal, estadual e federal). Mantém, ainda, as ações essenciais e que inclui o fornecimento de vacinas, enquanto que o Estado coordena a e assessora tecnicamente e o município as executa.

O departamento de Vigilância em Saúde tem passado os informes sobre o desabastecimento de algumas vacinas pela federação. Este desabastecimento hora é justificado por problemas de produção do laboratório nacional, hora pela morosidade nos trâmites de liberação do Termo de Guarda entre o laboratório fornecedor e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, ainda, por diminuição de cotas mensais distribuídas aos Estados.