Prefeitura de Vinhedo

  • Regime Estatutário:

    perguntas e respostas
  • Raiva animal

    A raiva é uma doença letal, inclusive nos humanos. A raiva animal é uma doença causada por um vírus, que provoca encefalite e leva o doente à morte em alguns dias, logo após o início dos sintomas. Por isso, a vacina anual em cães e gatos é importante.

    Essa doença é transmitida, quase sempre, por um animal por meio de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras de mucosas. Os animais que adoecem e transmitem a doença são os mamíferos terrestres, tendo cães e gatos como os principais animais domésticos que transmitem a doença ao homem.

    Na área urbana, sobretudo, os cães e gatos podem entrar em contato com morcegos infectados e, dessa forma, virem a contrair a doença.

    Como prevenir?

    A vacinação anual é considerado o meio mais eficaz. O Ministério da Saúde, inclusive, promove todos os anos as campanhas de vacinação para cães e gatos.

    A Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Vinhedo, aplica a vacina contra raiva em cães e gatos diariamente. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na sede do próprio setor:

    Endereço: Avenida João Páffaro, nº 556, Pinheirinho
    Telefones: (19) 3886-6300 ou 3886-5333
    Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30
    E-mail: zoonoses@vinhedo.sp.gov.br

    A equipe não fornece doses das vacinas para serem levadas para casa, ou seja, o tutor do animal deve, obrigatoriamente, levá-lo até o local de vacinação. O calendário da campanha de vacinação, que foi adotado em 2017, pode ser conferido clicando aqui.