Prefeitura de Vinhedo

  • Cidade resiliente

    Focado na redução de riscos de desastres nas cidades, o programa de cidades resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU), foi aderido pela Prefeitura de Vinhedo ainda no início de 2013.

    A ação foi aderida em Vinhedo com o objetivo de continuar a preparar o município contra eventuais desastres naturais e para, sobretudo, proteger a população destes eventos.

    Por que Vinhedo aderiu ao programa?

    A adesão ao programa de cidades resilientes reforça na cidade o comprometimento da administração municipal em promover ações preventivas em todos os setores, em benefício do bem-estar social dos moradores. Na transformação de Vinhedo em cidade resiliente, a Prefeitura também tem como parceiro o Rotary Club da cidade.

    Quais são as etapas do programa?

    A cidade concluiu o segundo ciclo do programa e fortaleceu seu comprometimento com os ideais definidos à ação pela ONU e que, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC-SP), coincidem com os objetivos do Estado de São Paulo e envolvem a construção de uma sociedade atenta às ações de prevenção e de redução de risco, sempre preparada para agir diante de um evento adverso, priorizando a preservação de vidas.

    A corporação também participa constantemente de treinamentos pela Escola de Governo de Campinas, para formação de agentes deste segmento. Contudo, em Vinhedo, não há a capacitação de radioamadores, sendo que a organização de voluntariado para atuação conjunta com a comunidade aguarda definição nos âmbitos estadual e federal para ser feita na esfera municipal.