Prefeitura de Vinhedo

  • Operação Estiagem

    Realizada entre 1º de julho a 30 de setembro, a Operação Estiagem engloba o desenvolvimento de atividades preventivas e contingenciais para minimizar e para alertar a população sobre os perigos relacionados ao inverno – marcado pela baixa umidade relativa do ar, menor índice de chuvas, geadas e frio – e, também, para enfrentar os problemas mais comuns do tempo seco, que é caracterizado pelo significativo aumento no índice de incêndios nas áreas urbana e rural.

    Durante a Operação Estiagem a leitura da Umidade Relativa do Ar (URA) é feita diariamente e em horários variados pela Defesa Civil Municipal, com o objetivo de acompanhar e prevenir situações que podem apresentar perigos ao bem-estar dos munícipes.

    Com a leitura regular da URA e com a identificação de baixos índices, a Defesa Civil Municipal também intensifica o acompanhamento de áreas nas quais há risco ou que são propícias ao surgimento de focos de incêndio, a fim de evitá-los.

    Os planos de contingência de Defesa Civil de Vinhedo, com vistas à Operação Estiagem, são publicados na forma de Decreto Municipal a cada edição:

    Decreto Municipal nº 108/2017 – Dispõe sobre o Plano de Contingência de Defesa Civil de Vinhedo com vistas à Operação Estiagem 2017 e dá outras providências.

    Decreto Municipal nº 139/2016 – Dispõe sobre o Plano de Contingência de Defesa Civil de Vinhedo com vistas à Operação Estiagem 2016 e dá outras providências.

    Decreto Municipal nº 100/2015 Dispõe sobre o Plano de Contingência de Defesa Civil de Vinhedo com vistas à Operação Estiagem e dá outras providências.

    Decreto Municipal nº 83/2014 – Dispõe sobre o Plano de Contingência de Defesa Civil de Vinhedo e com vistas à Operação Estiagem 2014 e dá outras providências.

    Dados de atendimento da Operação Estiagem – Edições 2011, 2012 e 2013

    Registro da Operação Integrada da Operação Estiagem 2013