Prefeitura de Vinhedo

Audiências públicas do transporte coletivo

As audiências públicas sobre o processo licitatório do transporte público aconteceram em 23 de outubro de 2017, em 6 e 21 de março de 2018. Confira as atas de cada uma delas: 

 

 

Os autos que tratam desse assunto são os processos administrativos nº 4.156-0/2016 e 4.342-6/2016.

Quando começaram os trabalhos relacionados?

Em maio de 2016 a Prefeitura de Vinhedo anunciou o início de um novo processo licitatório à contratação de nova empresa para explorar os serviços de transporte coletivo na cidade.

O anúncio se deu após inúmeras críticas e reclamações da população vinhedense sobre o atual serviço prestado pela empresa concessionária e que detém a concessão do transporte coletivo em Vinhedo.

As reclamações dos munícipes foram formalizadas à Secretaria M. de Transportes e Defesa Social e na Ouvidoria Geral do Município, contemplando narrativas de problemas em rampas de acessibilidade, falta de manutenção dos veículos, desvio de itinerário, superlotação, excesso de velocidade, dentre outros problemas que afetam a qualidade do serviço prestado à população.

Além de uma frota nova e renovada, foram definidas como metas ao novo processo licitatório a inclusão de serviços de tecnologias que facilitem o dia a dia do usuário do transporte público, tal como um sistema que aponte os horários de chegada dos ônibus nos pontos de embarque e desembarque, além da implantação do bilhete-único, com integração dos terminais da Capela e do Centro.

Há uma comissão responsável?

portaria nº 534/2017 dispõe sobre a nomeação de Comissão Especial para estudos e deliberações sobre o novo modelo licitatório de transporte público coletivo em Vinhedo, que conta com 11 integrantes de seis secretarias.

A missão deste grupo de trabalho é avaliar, estudar e propor um novo modelo licitatório para o transporte público coletivo em Vinhedo. A mobilidade urbana e o planejamento da cidade também deverão ser considerados nos estudos. O atual contrato com a concessionária está em vigência desde novembro de 1999.

Qual é o processo licitatório que dispõe sobre a concessão do transporte público em vigência em Vinhedo?