Prefeitura de Vinhedo

  • Lei Orçamentária Anual

    deixe aqui suas sugestões
  • Viveiro de Mudas Municipal

    Em 17 de junho de 2016 foi inaugurado pela Prefeitura o Viveiro de Mudas Municipal.  A nova estrutura foi planejada para permitir que se produzam mudas nativas de qualidade e que possam atender as demandas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

    Instalado na Rua Carolina Von Zuben, nº 643, no Bosque das Araras, o espaço também pode ser visitado por escolas, dentro do trabalho de conscientização ambiental. Toda a produção, desde a germinação das sementes até o ponto de plantio, também pode ser acompanhado pelos moradores.

    As novas instalações permitem a produção anual de 10 mil mudas por meio de oito canteiros laterais para plantio das sementes e estufa de 15 metros para armazenamento das mudas, além do barracão de 50m² para armazenamento de insumos. A produção poderá ser ampliada de acordo com a demanda e a implantação de novos canteiros.

    As mudas podem ser doadas ao atingirem 70cm de altura e são oferecidas gratuitamente aos cidadãos com toda a orientação necessária. Além de doação aos munícipes, o destino das plantas pode ser o reflorestamento de matas ciliares, recomposição de matas degradadas, áreas verdes ou calçadas, feitas pela Prefeitura de Vinhedo.

    Anteriormente o Viveiro Municipal funcionou de forma provisória na Represa “João Gasparini” e no Bosque Municipal “José Carlos Giunco”, locais nos quais apresentava estrutura limitada.

    Como faço para solicitar mudas do Viveiro Municipal?

    O morador interessado em solicitar mudas do Viveiro Municipal deve protocolar o seu pedido no setor de protocolo (Rua Monteiro de Barros, nº 151, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30) ou da Capela (Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, em frente ao Centro de Fisioterapia, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas).

    No setor de protocolo o requerente deve preencher o formulário de solicitação, fornecer uma cópia do espelho de IPTU e seus dados de contato. Neste requerimento devem ser especificadas quais tipos de árvores e indicar qual é o endereço de plantio.

    Após ser aberto o protocolo este será verificado por um biólogo, que vai ao local indicado pelo requerente e que vai sugerir a(s) espécie(s) mais adequada(s) ao endereço. Depois da verificação do biólogo será emitida a autorização à retirada ao requerente, com o máximo de cinco mudas nativas por pedido.