Prefeitura de Vinhedo

  • CONCURSO PÚBLICO PARA 158 VAGAS:

    CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE
  • Meio ambiente e urbanismo

    + notícias

    Certificada pela 10ª vez, Prefeitura de Vinhedo conquista posição histórica no Programa Município Verde e Azul

    Município ficou na 22ª posição no Estado e segunda entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas






    Nesta quinta-feira, 5, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, a Prefeitura de Vinhedo conquistou pela 10ª vez a certificação de Município Verde Azul, concedida pelo Governo do Estado, desta vez, ficando na 2ª posição entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas e 22ª entre todos os municípios paulistas, melhor posição da história, garantindo, também, a maior pontuação de Vinhedo na série, 90,63. A premiação foi entregue ao prefeito Jaime Cruz.

    “Estamos muito satisfeitos com esse prêmio, que reconhece municípios que desenvolvem boas práticas para o meio ambiente. Esse prêmio não é do prefeito, do secretário e sim de todo o povo vinhedense que colabora para que a nossa cidade seja cada vez mais sustentável. Parabéns a todos os envolvidos!”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Vinhedo, Juliano Ferragut, além de outros servidores envolvidos com as ações para obtenção da certificação, acompanharam o prefeito Jaime Cruz no evento de premiação. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o programa tem por objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios.

    Ao longo de 2019, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolveu diversas atividades previstas na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que têm a sustentabilidade como foco, tais como o plantio de mais de 200 mudas doadas pela Prefeitura e a implantação da gestão socioambiental na EE Maria do Carmo Ricci Von Zuben.

    Neste ano (a certificação é relativa a 2019), Vinhedo subiu do 48º lugar para o 22º, alcançando a melhor posição da história da cidade. Na gestão do atual prefeito Jaime Cruz, Vinhedo alcançou as três melhores posições da história do Programa Município VerdeAzul: em 2015 com o 47º lugar, em 2018 em 48º lugar e em 2019 a melhor marca, com o 22º lugar, premiação essa entregue nesta quinta-feira. No ranking oficial atualizado no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Vinhedo aparece na 21ª posição, isso por conta de haver duas cidades empatadas na 15ª colocação.

    Para fotos em alta resolução, clique aqui

    O Programa

    O troféu de Município Verde Azul foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007 para estimular e capacitar as prefeituras a implementarem uma agenda ambiental com dez diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

    Para mais informações sobre as ações de Vinhedo no Programa Município Verde e Azul, acesse http://www.vinhedo.sp.gov.br/meio-ambiente-e-urbanismo/municipio-verde-azul/

    Município Verde e Azul - José Carlos Severino (1)