Prefeitura de Vinhedo

  • Saúde

    + notícias

    Campanha de vacinação antecipada pela Prefeitura começa nesta segunda, 23, em locais alternativos para evitar aglomeração

    A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, começa nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe e, para evitar aglomeração por conta do coronavírus, as doses serão aplicadas em locais alternativos.

    “Não estamos medindo esforços para evitar que o coronavírus se propague e tome grandes proporções. Para isso, criamos parceria com o comércio local e espaços particulares, utilizaremos também escolas para imunizar toda a população evitando o máximo de contato entre as pessoas, principalmente para os idosos que fazem parte do grupo de risco”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

    O primeiro grupo a ser imunizado é o dos idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores de saúde. Na segunda etapa, a partir de 16 de abril, serão imunizados os professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, bem como os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento. É importante levar a caderneta de vacina para verificação de eventuais atrasos das demais vacinas do calendário.

    A partir de 9 de maio, a vacinação se estenderá para os demais grupos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

    No dia 9 de maio, sábado, ocorrerá o Dia “D”, com abertura da UBS Planalto e Policlínica, das 8h às 17h, com o objetivo de atender todos os grupos prioritários. Neste dia, também, as Instituições de Longa Permanência receberão as equipes para vacinação dos seus hóspedes, assim como os acamados do município. Solicitamos às famílias que procurem a sala de vacina mais próxima de sua residência para informar o endereço, telefone e o nome do acamado.

    Lembrando que a Campanha se estenderá até o dia 22 de maio e todo o público alvo será imunizado, de acordo com o cronograma estabelecido, não é preciso comparecer às unidades de saúde no primeiro dia de vacinação por medo de não receber a dose, evitando assim, aglomeração de pessoas.

    As vacinas estão disponíveis para aplicação de acordo com as datas descritas acima, de segunda a sexta-feira, nos seguintes locais e horários:

     

    UBS Planalto – E.E. Patriarca da Independência – 8h às 16h

     

    UBS Vila João XXIII – Estabelecimento comercial em frente à unidade de saúde (marmitaria) – 8h às 16h

     

    UBS Três Irmãos – na área externa da unidade – 8h às 16h

     

    UBS Casa Verde – na área externa da unidade – 8h às 16h

     

    UBS Meirelles – na própria unidade em local separado da sala de vacinas – 8h

    Às 16h

     

    Policlínica Capela: E.E. Franco Montoro – 8h às 16h

     

    Centro Médico – Prédio do Quero Vida – 8h às 16h