Prefeitura de Vinhedo

  • Cultura e Turismo

    + notícias

    Secretaria de Cultura de Vinhedo vai ampliar investimentos em atividades educacionais

     

     

    A Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo vai ampliar os investimentos em atividades educacionais de arte e cultura para os moradores da cidade. As atividades têm orçamento previsto de R$ 900 mil este ano, 80% maior que no ano passado.

    As aulas serão online no primeiro e no segundo semestre, e, caso possível, conforme evolução da pandemia, haverá também aulas presenciais no segundo semestre.

    O orçamento da Secretaria prevê ainda investimentos em projetos de manutenção e reforma do Memorial do Imigrante, do Teatro Municipal, dos Centros Culturais, Portal do Cristo e Estação Ferroviária.

    Atividades de financiamento e incentivo às artes e turismo têm orçamento previsto de R$ 1,38 milhão. Entre elas estão realização do Salão de Artes Visuais (SAV), do Festival de Teatro de Vinhedo (FESTEVI), da Revirada Cultural e subvenção à Associação Musical de Vinhedo.

    O secretário de Cultura e Turismo, Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira, detalhou o planejamento da pasta para curto e médio prazos. Nos próximos meses estão previstas ações como implementação do Receptivo Turístico do Memorial do Imigrante, aprovação da lei para tornar Vinhedo Município de Interesse Turístico e criação do canal virtual da Secretaria.

    Até o final do próximo ano, as ações incluem ainda realização de feiras de artesanatos, reabertura do Teatro Municipal, parceria com o Memorial Adélio Sarro, reestruturação da Festa da Uva, realização do Festival de Videoarte e elaboração do Mapa Turístico-Cultural, entre outras.

     

    Planejamento até 2022

    Curto prazo

    Receptivo Turístico no Memorial do Imigrante

    O Receptivo Turístico é um espaço de acolhimento onde os visitantes tiram dúvidas e encontram uma relação de atrativos disponíveis no município. Iniciativa para divulgar o potencial turístico de Vinhedo.

     Encaminhar Projeto de Lei para aprovar Vinhedo como Município de Interesse Turístico

    O turismo é um vetor para o desenvolvimento econômico e cultural. Conquistar a chancela de Município de Interesse Turístico pelo Estado de São Paulo reverte-se na divulgação de Vinhedo como destino turístico e em repasses de verbas para infraestrutura.

     Articular com produtores um novo formato da Festa da Uva e do Vinho para os próximos anos

    A Festa da Uva e do Vinho é tradicional na cidade. A Secretaria tem como compromisso valorizar os produtores de uva e vinho locais, assim como artesãos e artistas.

     Manutenções nos Centros Culturais

    A manutenção dos espaços culturais previne sua deterioração e garante a segurança dos usuários e servidores.

     Reestruturar as Oficinas Culturais

    Adaptar o modelo das oficinas culturais para integrar a política de enfrentamento das dificuldades causadas pela pandemia.

     Proposta da alteração de Lei do Conselho de Cultura

    A Secretaria de Cultura e Turismo valoriza os profissionais de cultura e articular um Conselho de Cultura representativo converte-se em uma classe atuante que pensa a arte coletivamente.

     Mapear os profissionais de cultura de Vinhedo

    Buscar maior clareza na demanda por políticas de apoio à classe artística com o mapeamento dos profissionais e suas produções. Assim, é possível identificar medidas assertivas focadas para o perfil dos agentes culturais do município.

     Canal Virtual da Secretaria Municipal de Cultura

    Plataforma virtual para divulgar as produções realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que vai funcionar como um valioso banco de dados de artistas de Vinhedo.

     Médio prazo

    Sistema de oficinas, seminários e encontros online de cultura e turismo – EaD

    Com a pandemia, os modelos de formação foram repensados e propostas de ensino a distância foram valorizadas. A Secretaria vai criar modelos de formação continuada dos servidores e profissionais que trabalham na área.

    Feira de Artesanatos no centro da cidade

    Retomar as feiras de artesanatos com atividades culturais que ocorriam sextas-feiras e sábados no centro da cidade. O município realiza o evento com a participação das associações de artesãos e musical.

    Ações com o Teatro Municipal fechado

    Realizar atividades culturais no Teatro Municipal sem público presente, com transmissão nos canais virtuais da Secretaria de Cultura e Turismo.

    Reformar e reabrir o Teatro Municipal

    Reforma do telhado do Teatro Municipal a retomada de eventos abertos ao público no local, observando as orientações sanitárias de acordo com a evolução da pandemia.

    Parceria com o Memorial Adélio Sarro

    Monumento no portal da cidade para dar visibilidade ao município com a frase: “Eu amo Vinhedo”.

    Conquistar o MIT

    Tornar Vinhedo Município de Interesse Turístico. Para isso é preciso adotar os critérios necessários, que estão em andamento, como implementar receptivo turístico no município e realizar estudos de viabilidade turística, entre outros. A conquista do reconhecimento reverte-se em investimentos estaduais para Vinhedo na área do turismo.

    Festa da Uva voltada para a população local

    A participação popular na realização de eventos culturais faz parte do planejamento da Secretaria, que vai ampliar as discussões sobre o modelo da festa para os próximos anos.

    Criar o Plano Municipal de Cultura

    O Plano Municipal de Cultura é requisito para a manutenção do Sistema Nacional de Cultura. A Secretaria vai articular a participação popular para o fortalecimento do setor cultural municipal.

    Edital de Incentivo à Cultura

    Um estudo de viabilidade será realizado para a abertura de um edital de financiamento à produção cultural em diversas áreas voltada à comunidade artística.

    Festival de Videoarte

    Festival baseado na tecnologia em vídeo e artes visuais para valorizar produções inovadoras, de vanguarda e o uso de novas tecnologias, o que abre caminhos para mudanças culturais coletivas.

    Mapa Turístico-Cultural

    A elaboração de um mapa turístico-cultural tem como finalidade divulgar os espaços de cultura e turismo do município, além de valorizar o morador, o patrimônio municipal e a cultura local.

     Promover seminários, encontros e debates sobre cultura e turismo no Memorial do Imigrante e no Teatro Municipal

    Realizar seminários e encontros com profissionais nas áreas de cultura e turismo, por videoconferência ou de forma presencial, quando possível.

    Agenda de visitação guiada para turistas e moradores

    Elaborar um circuito aos fins de semana com guia especializado para apresentar pontos turísticos do município para turistas e moradores. A iniciativa é uma forma de divulgar e valorizar o turismo e cultura locais.

    Sistematizar o acervo da Biblioteca Municipal e unificar ao acervo de obras de arte

    Concluir o projeto de informatizar o acesso ao acervo da Biblioteca Municipal. Avaliar a viabilidade de migrar o conteúdo para um software open source (aberto a pesquisas).

    Mostra itinerante para valorização de acervo existente no município

    Vinhedo possui em seu acervo mais de 250 obras de artes acondicionadas no Teatro Municipal. Espaços como escolas, secretarias, instituições municipais e associações serão mapeadas para receber exposições itinerantes desse acervo.