Prefeitura de Vinhedo

  • CONCURSO PÚBLICO PARA 158 VAGAS:

    CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE
  • Oficinas culturais

    São as modalidades culturais oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Vinhedo em seus três centros culturais (Centro Cultural Vila João XXIII, Centro Cultural da Capela e Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini) nos segmentos de artes cênicas, artes visuais, dança e música.

    As aulas das oficinas culturais, para os alunos MATRICULADOS ao exercício de 2020, começaram entre 2 e 6 de março de 2020.

    Para consultar quais são as oficinas culturais, assim como dias e horários, locais de atendimento e idade mínima e materiais para participação, clique aqui. Você também pode ver aqui as idades mínimas por horário e centro cultural.

    Qual é o órgão responsável?

    A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

    Qual é o órgão prestador?

    A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

    Quais são as normas e/ou legislações que regulam o serviço?

    O Cadastro Único do Cidadão, conforme disposto no Decreto Municipal nº 47/2014.

    Quem pode requerer o serviço?

    Para se inscrever nas oficinas culturais da Prefeitura de Vinhedo é preciso, obrigatoriamente, ter a idade mínima exigida à participação na atividade. Para algumas oficinas, há materiais exigidos à participação. Clique aqui e saiba mais.

    Veja aqui as idades e os horários disponíveis por centro cultural.

    Para matrícula há que se apresentar o Cartão Cidadão de Vinhedo e os documentos originais em acordo com o Decreto Municipal nº 47/2014.

    Quem já tem o Cartão Cidadão de Vinhedo também terá que fazer, obrigatoriamente, a atualização de seus dados cadastrais.

    Há prioridade para atendimento?

    No atendimento presencial tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

    Quando solicitar?

    Para os alunos que em 2019 frequentaram as oficinas e desejam continuar a fazê-las em 2020, o período de rematrícula é de 11 a 14 de fevereiro de 2020, no Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini (Rua Monteiro de Barros, 101, Centro). O atendimento será das 8 às 20 horas.

    Para quem deseja ingressar nas oficinas culturais em 2020, nas vagas remanescentes, o período de matrícula é de 17 a 21 de fevereiro de 2020, das 8 às 17 horas, na Central SIM Vinhedo Digital (Rua Monteiro de Barros, 17, Centro).

    Onde solicitar?

    Para rematrícula, de 11 a 14 de fevereiro de 2020:

    ‣ Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini 
    Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro
    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas

    Para matrícula, de 17 a 21 de fevereiro de 2020:

    ‣ Central SIM Vinhedo Digital
    Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro
    Horário de atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

    Há taxas ou cobranças?

    Não há cobrança de taxas para solicitação desse serviço.

    Quais são os requisitos e impedimentos?

    Para rematrícula é obrigatória a apresentação da via original e física do Cartão Cidadão de Vinhedo e de um documento de identificação com foto. A rematrícula pode ser feita por um representante e/ou responsável legal do aluno, desde que sejam apresentados os documentos exigidos à rematrícula.

    Na rematrícula, caso o agente público identifique que o Cartão Cidadão de Vinhedo está desatualizado ou inválido, será preciso que o aluno agende o atendimento para atualização do Cartão Cidadão de Vinhedo e, somente depois, poderá fazer a inscrição no período da matrícula.

    Para matrícula o morador que já tenha o Cartão Cidadão de Vinhedo poderá, no prazo de inscrição, procurar diretamente a Central SIM Vinhedo Digital sem a necessidade de agendamento prévio. Deverá apresentar a via original e física tanto do Cartão quanto de um documento de identificação com foto.

    O atendimento presencial, porém, será feito por ordem de chegada e de acordo com a capacidade de atendimento dos guichês da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que serão destinados exclusivamente para essa finalidade. Se menor de idade, o responsável legal deve estar presente. 

    Já o morador que queira fazer a matrícula, mas que ainda não tenha o Cartão Cidadão de Vinhedo, deverá agendar obrigatoriamente o seu atendimento previamente e, no dia agendado, deverá comparecer à Central SIM Vinhedo Digital, apresentando a via original e física dos seguintes documentos:

    ‣ RG e CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
    ‣ Certidão de Nascimento, se menor de 18 anos;
    ‣ comprovante oficial de residência recente, emitido (no máximo) nos últimos 60 dias.

    Se menor de idade, o responsável legal também deve apresentar essa mesma documentação e estar presente no momento do atendimento.

    Somente são aceitos como comprovantes de residência faturas de água, luz ou telefone fixo em nome do solicitante do cartão ou de seu cônjuge (desde que haja a apresentação da Certidão de Casamento ou união estável). Se contrato de aluguel, este deve ter prazo determinado, com firma do locador e locatário reconhecidas.

    O cidadão ainda pode apresentar como comprovante de endereço complementares:

    ‣ título de eleitor de Vinhedo, atualizado pela biometria:
    ‣ fatura de telefonia celular ou correspondências do tipo bancária, cartão de crédito, plano de saúde, gás ou demais emitidas em nome do requerente e (no máximo) dos últimos 60 dias.

    Não é aceita a declaração de residência como comprovante de endereço. Se o requerente não tiver outra forma de comprovação de residência na cidade, será aberto um procedimento interno à vistoria de endereço para, se comprovado, posterior emissão do Cartão Cidadão de Vinhedo.

    Quais são as etapas?

    Para a rematrícula, de 11 a 14 de fevereiro de 2020, das 8 às 20 horas:

    1. Triagem: com a documentação necessária em mãos, dirija-se ao Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini.

    2. Atendimento presencial: o atendimento será feito por ordem de chegada. Nesta etapa, os documentos obrigatórios serão validados. Se desatualizados ou inválidos, você será orientado(a) a agendar o atendimento para atualização do Cartão Cidadão de Vinhedo e, somente depois, poderá fazer a inscrição no período da matrícula.

    3. Efetivação da rematrícula: se a documentação estiver correta, você poderá confirmar seu interesse no dia, horário e local da modalidade que deseja continuar a frequentar e fará sua rematrícula. Também receberá as informações de quando iniciarão suas aulas.

    Para matrícula, de 17 a 21 de fevereiro de 2020, para morador que já tem o Cartão Cidadão de Vinhedo e em busca presencial direta (espontânea):

    1. Triagem: compareça à Central SIM Vinhedo Digital (Centro) com a documentação original e obrigatória em mãos e procure o balcão de triagem para validação dos documentos. Em seguida, o agente público da Cultura irá orientar o interessado a escolher a(s) oficina(s) antes do atendimento presencial. Somente após o preenchimento da filipeta com o(s) curso(s) escolhido(s) é que o interessado será direcionado ao atendimento presencial. O atendimento se dará por ordem de chegada. Se menor de idade, aluno e responsável legal devem estar presentes. Se a documentação estiver incompleta, você será orientado(a).

    2. Atendimento presencial: se estiver apto(a) atendimento, os documentos serão digitalizados e será feito o registro fotográfico do cidadão. Depois do registro fotográfico e digitalização da documentação, você será inscrito na oficina cultural de seu interesse, de acordo com a disponibilidade.

    3. Divulgação dos alunos matriculados: a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai divulgar a relação dos alunos com matrículas confirmadas e que poderão iniciar as oficinas culturais, em cada modalidade. Esta lista foi divulgada no início desta página.

    4. Se a matrícula não foi confirmada: caso o inscrito não esteja entre os matriculados à oficina, entre 2 e 13 de março de 2020, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai entrar em contato, por telefone, com os inscritos que não constam na listagem de matriculados, por terem optado por turmas que não atingiram o número mínimo de inscritos ao início. A esses inscritos será oferecida a oportunidade de matrícula em outra turma. Também serão contatados os que aguardam em lista de espera.

    Para matrícula, de 17 a 21 de fevereiro de 2020, para morador que vai fazer o Cartão Cidadão de Vinhedo e por agendamento pela internet:

    1. Cadastre-se: acesse www.vinhedo.sp.gov.br/oficinas para consultar as modalidades oferecidas em cada Centro Cultural. Havendo interesse, clique em “Agendar atendimento“. Se não tiver uma conta (cadastro), basta fazê-lo para acesso ao sistema, seguindo o passo a passo disponibilizado.

    2. Agende seu atendimento: cadastrado no sistema, forneça o e-mail e senha pessoais e clique em “Conectar”. Depois, clique em “Agendamento” para escolher o dia, unidade, horário e serviço de seu o atendimento para fazer a matrícula. A opção de serviço procurado deve ser “Cultura – Cadastro de interesse para as oficinas culturais (pessoa)”.

    3. Triagem: no dia e horário do agendamento prévio, compareça à Central SIM Vinhedo Digital (Centro) com a documentação original e obrigatória em mãos e procure o balcão de triagem para validação dos documentos. Se menor de idade, aluno e responsável legal devem estar presentes. Se a documentação estiver incompleta, você será orientado(a).

    4. Atendimento presencial: se estiver apto(a) atendimento, os documentos serão digitalizados e será feito o registro fotográfico do cidadão requerente. Depois do registro fotográfico e digitalização da documentação, você escolherá a oficina cultural de seu interesse, assim como o dia, o horário e o local desejado, de acordo com a disponibilidade.

    5. Divulgação dos alunos matriculados: a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai divulgar a relação dos alunos com matrículas confirmadas e que poderão iniciar as oficinas culturais, em cada modalidade. Esta lista será divulgada aqui nesta página. Caso fique em lista de espera, você será contatado pela equipe assim que houve uma vaga disponível.

    6. Se a matrícula não foi confirmada: caso o inscrito não esteja entre os matriculados à oficina, entre 2 e 13 de março de 2020, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai entrar em contato, por telefone, com os inscritos que não constam na listagem de matriculados, por terem optado por turmas que não atingiram o número mínimo de inscritos ao início. A esses inscritos será oferecida a oportunidade de matrícula em outra turma. Também serão contatados os que aguardam em lista de espera.

    Quais são os prazos?

    Para matrícula, se previamente agendado, o atendimento presencial tem atendimento estimado entre 30 a 50 minutos, a partir da busca no balcão de triagem.

    Se rematrícula ou busca espontânea de matrícula (sem agendamento), o atendimento presencial será feito por ordem de chegada e de acordo com a capacidade de atendimento dos guichês, que serão destinados exclusivamente para essa finalidade.

    Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?

    Você pode procurar a Ouvidoria Geral do Município. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos seguintes canais:

    ‣ presencialmente, no paço municipal (Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro);

    ‣ nos números de telefone (19) 3826-7868 ou 3826-7577;

    ‣ por carta, endereçada à Ouvidoria Geral do Município (Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro, Vinhedo, CEP: 13280-085);

    ‣ por e-mail (ouvidoria@vinhedo.sp.gov.br);

    ‣ por meio do sistema Fala.BR;

    ‣ via rede social no perfil oficial da Prefeitura de Vinhedo no Instagram ou na página oficial da Prefeitura de Vinhedo no Facebook, exclusivamente por mensagem direta.

    Informações complementares

    Confira a listagem dos alunos com matrículas confirmadas às oficinas em 2020:

    Os cursos são oferecidos nos três centros culturais da Prefeitura (Centro, Capela e Vila João XXIII), confira os endereços:

    Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini (sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)
    Telefones: (19) 3876-5393
    Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 101, Centro
    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
    E-mail: secitur@vinhedo.sp.gov.br

    Centro Cultural da Capela
    Telefone: (19) 3886-5244
    Endereço: Rua João Dêgelo, 370, esquina com a Rua Gabriela Maccari, Jardim Bela Vista
    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
    E-mail: culturacapela@vinhedo.sp.gov.br

    Centro Cultural Vila João XXIII
    Telefone: (19) 3886-2911
    Endereço: Rua Papa Pio XII, s/n, Vila João XXIII
    Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
    E-mail: culturavila@vinhedo.sp.gov.br

    Se precisar de mais informações entre em contato com a secretaria responsável, no telefone (19) 3876-5393, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.