Prefeitura de Vinhedo

  • Rede Municipal de Saúde: atendimento de urgência

    É para onde você deve ir se precisar de atendimento imediato (urgência ou emergência).

    É feito nas unidades de saúde que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Prestam atendimento aos pacientes que estão acometidos por quadros de urgência e emergência e realizam o atendimento inicial, estabilizando o paciente e definindo o encaminhamento responsável.

    Qual é o órgão responsável?

    A Secretaria Municipal de Saúde.

    Qual é o órgão prestador?

    A Secretaria Municipal de Saúde.

    Quais são as normas e/ou legislações que regulam o serviço?

    Sistema Único de Saúde (SUS) e o Cadastro Único do Cidadão, conforme disposto no Decreto Municipal nº 47/2014.

    A regulamentação do serviço de ambulância está disposta no Decreto Municipal nº 112/2018.

    Quem pode requerer o serviço?

    Cidadãos que precisem de atendimento médico de urgência ou emergência.

    Há prioridade para o atendimento?

    O atendimento preferencial ocorrerá conforme legislação vigente, respeitando-se os critérios de urgência e emergência médica.

    No atendimento presencial, em recepção, tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, pessoas com e transtorno do espectro autista e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

    Quando solicitar?

    Quando você precisar de atendimento médico de urgência ou emergência, por meio do SUS.

    Onde solicitar?

    Atendimento de obstetrícia é feito diretamente na Santa Casa de Vinhedo (porta aberta). Os demais atendimentos são realizados nas seguintes unidades:

    Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) – 24 horas
    Endereço: Rua Engenheiro Aurélio Frediani, nº 45, Jardim Santa Rosa
    Telefones: (19) 3886-5878 (recepção) e 3826-2306 (administrativo)
    E-mail: upa.saude@vinhedo.sp.gov.br
    Horário de funcionamento: segunda a segunda, 24 horas (a farmácia é das 7 às 19 horas)

    Pronto-Atendimento (PA) – Capela
    Endereço: Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90, Capela
    Telefone: (19) 3876-5699
    E-mail: pacapela.saude@vinhedo.sp.gov.br
    Horário de funcionamento: segunda a segunda, 24 horas

    Serviço Móvel de Urgência e Emergência (ambulâncias)
    Telefone: 192
    Horário de funcionamento: segunda a segunda, 24 horas

    Há taxas ou cobranças?

    Não há taxas ou cobranças de valores para solicitação deste serviço.

    Quais são os requisitos e impedimentos?

    Para atendimento dirija-se à unidade mais próxima de sua residência. Se for criança ou idoso, deve ter um acompanhante adulto.

    Atenção: consultas com clínico geral, ginecologista e obstetra, pediatra e de odontológica de rotina, e nas especialidades, para tratamento e acompanhamento de casos clínicos não são feitas por meio do atendimento de urgência ou emergência (clique aqui e saiba mais).

    Quais são as etapas?

    Para atendimento de gestantes: se for atendimento de obstetrícia, dirija-se imediatamente à Santa Casa de Vinhedo (porta aberta).

    Demais casos de urgência e emergência:

    1. Procure o atendimento: para urgências clínicas e traumáticas acione a equipe de Serviço Móvel de Urgência e Emergência (ambulância) pelo número 192, para suporte básico de vida. Se para resgate e salvamento, imediatamente entre em contato com o serviço de Resgate do Corpo de Bombeiros, pelo número de telefone 193. Se o paciente estiver em condições de ser levado por veículo próprio, dirija-se imediatamente à unidade de atendimento mais próxima.

    2. Atendimento de recepção: quando o paciente chega à unidade, ele mesmo ou seu acompanhante devem informar na recepção quais são os sintomas para encaminhamento ao atendimento presencial. É sempre importante apresentar um documento de identificação com foto do paciente e, se tiver, o Cartão Cidadão de Vinhedo. Se por serviço de Suporte Básico de Vida ou Resgate do Corpo de Bombeiros, esse encaminhamento é feito automaticamente.

    3. Triagem: o paciente passa por análise clínica dos profissionais.

    4. Atendimento com profissional médico: presta-se o socorro necessário à situação identificada no momento, controlando o problema e detalhando o diagnóstico. A equipe também analisam quanto à necessidade de se encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação.

    5. Casos que necessitam de atenção terciária: são encaminhados por meio da central de vagas para outros hospitais da região, mais frequentemente à Santa Casa de Vinhedo, Hospital das Clínicas da UNICAMP, Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUCCAMP, Maternidade de Campinas, Hospital Mário Gatti, CAISM da UNICAMP, Hospital Universitário São Francisco de Assis da Faculdade de Medicina de Bragança Paulista, Hospital São Vicente de Paula de Jundiaí, entre outros.

    Quais são os prazos?

    Depende da classificação de risco do paciente, que é utilizada nos serviços de urgência e emergência (protocolo de Manchester).

    Essa classificação é destinada à avaliação e identificação dos pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

    Emergência (vermelho): atendimento é imediato.

    Muito urgente (laranja): atendimento é praticamente imediato (em média 10 minutos)

    Urgente (amarelo): atendimento rápido (em média 50 minutos)

    Pouco urgente (verde): pode aguardar o atendimento ou ser encaminhado a outro serviço de saúde (em média 120 minutos).

    Não urgente (azul): pode aguardar o atendimento ou ser encaminhado a outro serviço de saúde (em média 240 minutos).

    Como posso acompanhar o andamento do serviço?

    Diretamente na unidade na qual o paciente deu entrada no atendimento de urgência ou emergência.

    Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?

    Você pode procurar a Ouvidoria do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, nos seguintes canais:

    ‣ presencialmente (Avenida Presidente Castelo Branco, nº 839, Nova Vinhedo);

    ‣ por formulário eletrônico, no Fala.BR;

    ‣ por carta, endereçada à Ouvidoria do CMS (Avenida Presidente Castelo Branco, nº 839, Nova Vinhedo, CEP: 13284-204);

    ‣ por e-mail (conselho.saude@vinhedo.sp.gov.br);

    ‣ no número de telefone (19) 3886-5333;

    ‣ via rede social no perfil oficial da Prefeitura de Vinhedo no Instagram ou na página oficial da Prefeitura de Vinhedo no Facebook, exclusivamente por mensagem direta.

    Compromissos de atendimento

    O agente público deve atender o cidadão com presteza, prestando as informações requeridas (ressalvadas as protegidas por sigilo) e respeitando os requisitos legais e etapas informadas ao serviço.

    Ainda conforme os princípios expressos na Lei Federal nº 13.460/2017 e na Lei Municipal nº 3.915/2019, o cidadão que seja usuário de serviços públicos municipais, em seus atendimentos, deve receber atendimento com urbanidade, respeito, cortesia, acessibilidade, igualdade, eficiência, segurança e ética.

    Informações complementares do serviço

    Ambulâncias

    Vinhedo conta com dois serviços para atendimento a situações de urgência: para urgências clínicas e traumáticas, que é o serviço municipal que pode ser acionado pelo número telefônico 192, de suporte básico de vida; e para resgate e salvamento, por meio do serviço de Resgate do Corpo de Bombeiros, que pode ser acionado pelo número de telefone 193.

    O Serviço Móvel de Urgência e Emergência é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e tem a finalidade de atender às urgências e emergências pré-hospitalares. A regulamentação desse serviço está disposta no Decreto Municipal nº 112/2018.

    Atenção hospitalar

    O atendimento é referenciado pela UPA ou PA-Capela nos casos de urgência e emergência e pela Central Municipal de Regulação, para atendimento eletivo.

    Casos que necessitam de atenção terciária são encaminhados por meio da central de vagas para outros hospitais da região, mais frequentemente à Santa Casa de Vinhedo e aos Hospital das Clínicas da UNICAMP, Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUCCAMP, Maternidade de Campinas, Hospital Mário Gatti, CAISM da UNICAMP, Hospital Universitário São Francisco de Assis da Faculdade de Medicina de Bragança Paulista, Hospital São Vicente de Paula de Jundiaí, entre outros.

    Quando a vaga de atendimento se dá fora do município, esta solicitação é feita de forma municipal ao sistema regional da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), que é vinculado à Diretoria Regional de Saúde (DRS) VII – Campinas.

    Este sistema CROSS tem por finalidade operacionalizar as ações de regulação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP). Quando disponibilizada a vaga via CROSS, a Central Municipal de Regulação entra em contato com o paciente.

    Outras informações

    No Guia do Usuário você encontra a relação das unidades por tipo de atendimento, além de outras informações:

    Somente é possível passar por consulta com especialista ou ser encaminhado para exame e cirurgias se houver o atendimento de consulta com os profissionais da Rede Municipal de Saúde. Lembre-se de manter os seus dados do Cartão Cidadão de Vinhedo atualizados, para que seja possível à unidade de saúde contatá-lo(a) sempre que preciso.