Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 15 a 18 Anos
Serviço realizado, com objetivo de completar o trabalho social com as famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno ou permanência na escola, por meio de atividades que estimulem a conivência social, participação cidadã e uma formação geral para acesso ao mundo do trabalho – Desenvolvido pelo Programa Construindo o Futuro.
- Qual é o órgão responsável?
Secretaria de Assistência Social
- Qual é o órgão prestador?
Organização da Sociedade Civil – ACOVEC – Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura
- Quais são suas normas e/ou legislações que regulam o serviço?
Lei 12.435 - Sistema Único de Assistência Social - SUAS
Resolução nº 109 – Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
- Quem pode requerer o serviço?
Famílias com adolescentes e Jovens de idade de 15 a 18 anos referenciadas no CRAS e ou no CREAS com perfil para o SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.
- Há prioridade para o atendimento?
Adolescentes pertencentes às famílias beneficiárias e/ou com perfil de programas de transferência de renda; Situação de isolamento; Vivência de violência e, ou negligência; Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos; Situação de acolhimento; Cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; Egressos de medidas socioeducativas; Situação de abuso e/ ou exploração sexual; Medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA; Adolescentes em situação de rua; Vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência;
Quando a família estiver referenciadas nos CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e ou CREAS – Centro de Referência da Assistência Social Especial e seja identificada o perfil para a inclusão no SCFV
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, de acordo com o território onde o usuário reside e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
Não
- Quais os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
Comprovante de endereço, documento de identidade – RG e ou CPF e ou certidão de nascimento
- Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Ser referenciada no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e ou CREAS – Centro de Referência da Assistência Social Especial, e após a identificação das vulnerabilidades e risco social são apontadas as indicações para inclusão no SCFV.
- Qual o tempo estimado de espera para o atendimento
Não tem tempo estimado definido, depende a disponibilidade de vagas disponíveis.
- Qual o prazo para a prestação do serviço?
As atividades ofertadas pela ACOVEC- Programa Construindo o Futuro são ofertadas com duração de 6 meses e ocorre no primeiro e segundo semestre do ano.
- Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
São ofertadas oficinas com atividades direcionadas ao Mundo do Trabalho com foco nas questões relacionadas a juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem e no desenvolvimento de habilidades gerais, com foco na convivência social e comunitária.
O acesso se dá pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.
- Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Através do Centro de Referência da Assistência Social – Secretaria da Assistência Social.