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Carta de Serviços ao Cidadão
Atualizado em: 16/09/2025 às 11h09
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
Atualizada em 01/06/2025
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Serviço para:
CIDADÃO
Documentação

Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)


O que é o serviço?
Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de vínculos entre seus membros e a vivência de situações de violência na família ou comunidade, favorecendo o protagonismo social, o acesso à serviços públicos, além da garantia de proteção aos seus membros em situação de dependência, como idosos, pessoas com deficiência e crianças, contribuindo na melhoria da qualidade de vida.
 

Qual é o órgão responsável?
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
 

Qual é o órgão prestador?
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS
 

Quais são suas normas e/ou legislações que regulam o serviço?
Quem pode requerer o serviço?
Famílias e Indivíduos em situação de risco social, desproteção e/ou vulnerabilidade social.
 

Há prioridade para o atendimento? 
  • Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;
  • Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;
  • Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros;
  • Pessoas com deficiência e/ou idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social
 

Quando solicitar?
Quando estiver em situação de risco social, desproteção e /ou vulnerabilidade social.
 

Onde solicitar?
Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, de acordo com o território onde o usuário reside:
 
  • CRAS Nova Vinhedo:  Rua Rua Floriano Pitton, 99 Nova Vinhedo
  • Telefone: (19) 3876-7400 | Ramal: 1980
 
  • CRAS Capela:  Rua Cinco de Junho, 73, Jd.Von Zubem
  • Telefone: (19) 3876-7400 | Ramal: 1960
 
  • CRAS Centro:  Rua Monteiro de Barros, 539, Centro
  • Telefone: (19) 3876-7400 | Ramal: 1970
 

Há taxas ou cobranças? 
Não há taxas ou cobranças
 

Quais os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
Comprovante de endereço, documento de identidade – RG e ou CPF e ou certidão de nascimento.
 
 
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Recepção do usuário no serviço, acolhida com técnico de referência do território, levantamento de demandas/estudo social para identificar se há necessidade de inserção no PAIF e quais ações serão pactuadas.


Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
Conforme organização de agenda de cada serviço, não se tem definido um tempo estimado/ ressaltando que a organização é para que seja realizada as ações o mais breve possível com previsão de espera que não ultrapasse de uma semana.
 

Qual o prazo para a prestação do serviço?
Depende do estudo social de cada família e das especificidades de cada situação familiar.
 

Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
O serviço é prestado pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social através de ações realizadas por equipe multidisciplinar. 
 

Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social
 

Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço? 

Na Ouvidoria Geral do Município de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00, nos seguintes canais:

 
Serviço relacionado a secretaria:
Assistência Social e Cidadania
Assistência Social e Cidadania
Cris Mazon
ATENDIMENTO:
8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
ENDEREÇO:
Rua Osvaldo Cruz, nº 299, Centro
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