Ir para o conteúdo

Prefeitura de Vinhedo e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Vinhedo
Acompanhe-nos:
Rede Social Transparência
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Whatsapp
Rede Social Youtube
TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA
Carta de Serviços
Atualizado em: 29/03/2024 às 11h31
Saúde
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - CAPS

O que é o serviço?
O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de Saúde Mental aberto e comunitário do SUS
– (Sistema Único de Saúde), destinado a tratar pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, com idade superior à 18 anos.
O acesso da população ao CAPS é livre e se dá através do acolhimento.
Acolhimento: O CAPS é um serviço de portas abertas para a demanda espontânea, onde o objetivo é entender as necessidades do usuário de modo a direcioná-lo na rede ou agendar triagem no serviço. Triagem: O objetivo da triagem é a avaliação da gravidade do estado mental e das consequentes implicações nas suas interações psicossociais.
A apresentação do cartão cidadão se faz necessária neste momento para o seguimento no serviço. Encaminhamentos: Os serviços do município devem encaminhar os pacientes ao CAPS através de impressos de referência e contra-referência, atentando-se para as especificidades do serviço.
Inserção no serviço: A definição sobre a inserção do paciente no serviço é uma prerrogativa da equipe do CAPS, e ocorre através da discussão do caso em reunião de equipe multidisciplinar, onde são avaliados os sintomas apresentados e os agravamentos decorrentes do transtorno mental, bem como as possibilidades terapêuticas ofertadas por este serviço.

Qual é o órgão responsável?
Secretaria Municipal de Saúde

Qual é o órgão prestador?
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, vinculado à Diretoria de Assistência e Atendimento.

Quais são as normas e ou legislações que regulam o serviço?
Lei 10216 de 06/04/2001 – Dispõem sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
Portaria 336 de 19/02/2002 – Dispõem sobre os Centros de Atenção Psicossocial para atendimento público em saúde mental.
Norma Técnica nº 02/2017 do Decreto nº 114 de 22 de Maio de 2015/Protocolo de saúde Mental.

Quem pode requerer o serviço?
Pessoas acima de 18 anos com sofrimento psíquico grave e persistente , tais como psicoses e neuroses graves, cuja severidade e/ou persistência demandem cuidado intensivo.

Há prioridade para o Atendimento?
A prioridade será de acordo com a avaliação e apontamento do profissional que fará o acolhimento e/ ou triagem.

Quando solicitar?
Quando houver alguma queixa relacionado a algum sofrimento psíquico grave e persistente.

Onde solicitar?
O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial está localizado à Rua Primeiro de Maio, nº 214, Jd. Von Zuben, e atende de segunda à sexta-feira , das 7:00 às 16:00 horas, telefone de contato 3886-8674

Há taxas ou cobranças?
Não há taxas ou cobranças de valores para solicitação deste serviço.

Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
Ser munícipe com a apresentação do Cartão Cidadão de Vinhedo (emitido pela Central SIM Vinhedo Digital), um documento de identidade com foto. Caso o usuário, for residente em Vinhedo e não tenha documentos, é função do servidor orientar o local e quais documentos deverão ter em mãos par emissão do mesmo

Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Comparecer no CAPS para atendimento (acolhimento ou triagem, conforme especificado no item “O que é o serviço”). As pessoas podem vir quando sentirem necessidade ou encaminhadas por outros serviços de saúde ou outros equipamentos, do município.
Após discussão do caso em equipe multidisciplinar, é definido se haverá a inserção da pessoa no CAPS, e nesse caso, o atendimento já se inicia de imediato, pautado no projeto terapêutico proposto pela equipe, de acordo com as necessidades do usuário. No caso de não ser inserida no CAPS, é encaminhada para outros serviços da rede de saúde e/ou outros, devidamente orientada, de acordo com suas necessidades.

Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
Se for avaliado pela equipe que o usuário apresenta demanda para cuidado no CAPS, o atendimento se inicia imediatamente.

Qual o prazo para a prestação do serviço?
A duração do acompanhamento, depende da necessidade de cada usuário

Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá- lo?
Presencial de segunda à sexta – 07:00 às 16:00 horas, no CAPS.
Para acessar ou informações por e-mail: caps.saude@vinhedo.sp.gov.br

Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Em contato direto com a Unidade de Saúde que solicitou e ou iniciou o atendimento.


Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?
Na Ouvidoria SUS do Município de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 16h30
- Presencial no endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro Vinhedo, Cep: 13280-085;
- Online por e-mail: ouvidoria.sus@vinhedo.sp.gov.br;
- Por Telefone: 3826-2300

 
Avaliar Serviço
Baixar PDF
Baixar PDF
Serviço para:
CIDADÃO
Serviço relacionado a secretaria:
Saúde
Saúde
Milton Ricardo Ribolli
ATENDIMENTO:
7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira
ENDEREÇO:
Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho, Vinhedo, SP, CEP: 13289-470
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia