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TRANSPARÊNCIA
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Carta de Serviços ao Cidadão
Atualizado em: 06/12/2025 às 16h22
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
FACULTATIVO DE BAIXA RENDA

FACULTATIVO DE BAIXA RENDA

O que é o serviço?
O Facultativo de baixa renda é uma forma de contribuição ao INSS com o valor reduzido de 5% do salário-mínimo. Essa modalidade é exclusiva para homem ou mulher de famílias de baixa renda e que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito da sua residência (dono de casa) e não tenha renda própria.
 
Qual é o órgão responsável?
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
 
Qual é o órgão prestador?
Gestão de Benefícios
 
Quais são suas normas e/ou legislações que regulam o serviço?
- Lei nº 12.470, de 31 de agosto de 2011.
 
Quem pode requerer o serviço?
- Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com situação atualizada nos últimos dois anos;
- Não possuir renda própria de nenhum tipo (incluindo aluguel, pensão alimentícia, pensão por morte, entre outros valores);
- Não exercer atividade remunerada e dedicar-se apenas ao trabalho doméstico, na própria residência;
- Possuir renda familiar de até dois salários mínimos.
 
Há prioridade para o atendimento?
Não
 
Quando solicitar?
Encaminhamento dos CRAS/CREAS ou solicitação da família
 
Onde solicitar?
Gestão de Benefícios:  Rua Osvaldo Cruz, 299, Centro,
Telefones: (19) 3876-7400 | Ramal: 1910, 1913, 1914, 1915

CRAS Nova Vinhedo:  Rua Floriano Pitton, 99 Nova Vinhedo
Telefone: (19) 3876-7400 | Ramal: 1980
 
CRAS Capela:  Rua Cinco de Junho, 73 Jd Von Zubem Tel: 3886-4222
Telefone: (19) 3876-7400 | Ramal: 1960
 
Há taxas ou cobranças? 
Não
 
Quais os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
Como regra, o RF deve, obrigatoriamente, apresentar CPF ou Título de Eleitor
para que a família seja cadastrada.
Para os demais componentes da família, o RF deve apresentar um dos seguintes documentos:
Certidão de Nascimento ou de Casamento;
CPF;
Carteira de Identidade (RG);
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); ou
Título de Eleitor.
 
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço?
Encaminhamento dos CRAS ou solicitação da família
 
Qual o tempo estimado de espera para o atendimento?
- Na Gestão de Benefícios por ordem de chegada.
- Nos CRAS por agendamento.
 
Qual o prazo para a prestação do serviço?
Indeterminado
 
Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
Gestão de Benefícios
 
Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Gestão de Benefícios
 
Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?
Na Ouvidoria Geral do Município de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00, nos seguintes canais:
- Presencial ou por carta no endereço: Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro, Vinhedo, Cep: 13280-085;
- Online por exclusivamente por mensagem direta: no Instagram ou Facebook oficial da Prefeitura de Vinhedo;
- Online por e-mail: ouvidoria@vinhedo.sp.gov.br;
- Online por formulário eletrônico: Fala.BR;

 
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Serviço para:
CIDADÃO
Serviço relacionado a secretaria:
Assistência Social e Cidadania
Assistência Social e Cidadania
Cris Mazon
ATENDIMENTO:
8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
ENDEREÇO:
Rua Osvaldo Cruz, nº 299, Centro
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