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SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
PLANTA POPULAR
PLANTA POPULAR
O que é o serviço?
É o fornecimento de projetos de construção de moradia econômica, bem como isenção de taxas, desde o protocolo até a expedição do habite-se, relativamente a essas plantas populares.
Qual é o órgão prestador?
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Diretoria de Politicas Complementares - Departamento de Habitação) é a responsável pela conferência do por recepcionar a documentação exigida, efetuar a conferência do processo administrativo, bem como fornecer as demais orientações ao público quanto aos procedimentos do serviço.
A cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano cabe a responsabilidade pela fiscalização, verificação do lote, orientação na escolha do projeto, aprovação e expedição do “Habite-se”.
Quais são as normas e/ou legislações que regulam o serviço?
Lei Municipal nº 1.840/1991.
Quem pode requerer o serviço?
Podem requerer os proprietários de lotes que pertençam à Zona de Interesse Social, desde que não haja nenhuma construção no local.
Proprietários de lotes que não pertençam à Zona de Interesse Social podem requerer, mas serão submetidos à avaliação socioeconômica.
Há prioridade para o atendimento?
No atendimento presencial tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças, a pessoas com transtorno do espectro autista, de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.
Quando solicitar?
Quando necessitar de planta de moradia econômica não superior a 70 m2.
Onde solicitar?
O cidadão interessado deve procurar diretamente o setor de protocolo para dar entrada na solicitação (levar a documentação exigida):
Central SIM - Centro
Endereço: Rua Monteiro de Barros, nº 17, Centro
Telefone: (19) 3876-7400 | Ramal: 1500
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h00 às 17h00.
Prefeitura na Capela – Atendimento cidadão Capela
Endereço: Estrada da Capela, nº 2.555, Capela
Telefone: (19) 3876-7400 | Ramal: 1437
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 08h00 às 17h00.
Há taxas ou cobranças?
Sim. Contudo, também está prevista a isenção de pagamento das taxas e tributos municipais, relativos ao fornecimento do projeto e expedição do respectivo “Habite-se”, para lotes que pertençam à zona de interesse social.
Para as demais zonas, será gratuito apenas o fornecimento da Planta, demais taxas municipais e tributo relativo à expedição de habite-se serão cobrados.
Observação: a Taxa “ART do CREA” é cobrada de todos, pois não está vinculada ao município e sim ao Conselho da categoria.
Quais são os requisitos e documentos necessários para acessar o serviço?
‣ Cópia da matrícula do terreno;
‣ Cópia da escritura ou contrato de compra e venda do lote com firma reconhecida;
‣ Cópia da capa do carnê de IPTU (onde contém a descrição do imóvel);
‣ Certidão Negativa de Débitos Municipal;
‣ Cópias dos documentos dos proprietários (CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, Formal de Partilha, Inventário, etc);
‣ Comprovante de renda (holerite, aposentadoria, imposto de renda, conforme o caso). O comprovante de renda é apenas para proprietários de lotes que não pertençam à Zona de Interesse Social.
Quais são as etapas para o processamento ou oferecimento do serviço? I - Para proprietário de lote que pertença à zona de interesse social: Abertura do processo administrativo: dirija-se ao setor de protocolo e forneça os documentos obrigatórios e um contato (telefone fixo e/ou celular). Após a abertura do processo, receberá o número de seu protocolo, podendo acompanhar o status de seu atendimento no sistema de Protocolo On-line.
Após a abertura do processo é possível acompanhar o status de seu atendimento no sistema de Protocolo On-line. Vistoria do lote: O seu processo será encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a fiscalização realizará a vistoria no terreno, a fim de constatar que não há construção no local. Escolha do projeto: Após a vistoria, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano entrará em contato para que compareça ao setor e escolha o projeto dentre as opções disponíveis. Retirada do Projeto: quando o seu projeto estiver pronto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano entrará em contato para que faça a retirada do boleto de cobrança da taxa da ART, uma exigência do CREA. Depois que fizer o pagamento da ART, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano vai aprovar o projeto e entrará em contato quando estiver disponível para retirada. Habite-se: Após a construção, informar-se com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano sobre procedimento de expedição do Habite-se.
II - Para proprietário que tenha lote que não esteja em zona de interesse social: Abertura do processo administrativo: dirija-se ao setor de protocolo e forneça os documentos obrigatórios e um contato (telefone fixo e/ou celular). Após a abertura do processo, receberá o número de seu protocolo, podendo acompanhar o status de seu atendimento no sistema de Protocolo On-line. Avaliação socioeconômica: o Departamento de Habitação entrará em contato para realizar o estudo socioeconômico. Resultado da avaliação: Após a avaliação, se não for favorável, será comunicado. Se favorável, seu processo será encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Vistoria do lote: a fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizará a vistoria no terreno, a fim de constatar que não há construção no local. Retirada do Projeto: quando o seu projeto estiver pronto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano entrará em contato para que faça a retirada do boleto de cobrança da taxa da ART, uma exigência do CREA. Depois que fizer o pagamento da ART, Obras vai aprovar o projeto e entrará em contato quando estiver disponível para retirada. Habite-se: Após a construção, informar-se com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano sobre procedimento de expedição do Habite-se.
Qual é o tempo estimado de espera para o atendimento?
Atendimento imediato.
Qual é o prazo para a prestação do serviço?
Para avaliação socioeconômica: até 15 dias úteis.
Para fiscalização e fornecimento do projeto: no mínimo 60 dias úteis.
Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
Abertura do processo administrativo é apenas presencial, no Setor de Protocolo, conforme o caso.
Avaliação socioeconômica é presencial, na Secretaria de Assistência Social e Cidadania.
Escolha do Projeto, retirada de boleto, retirada da Planta são presenciais, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?
Na Ouvidoria Geral do Município de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00, nos seguintes canais:
- Presencial ou por carta no endereço: Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro, Vinhedo, Cep: 13280-085;
- Online por exclusivamente por mensagem direta: no Instagram ou Facebook oficial da Prefeitura de Vinhedo;
- Online por e-mail: ouvidoria@vinhedo.sp.gov.br;
- Online por formulário eletrônico: Fala.BR;