03 JUL 2020
PREFEITURA
Prefeitura de Vinhedo faz a entrega oficial da primeira etapa das obras de readequação e ampliação da ETE Pinheirinho

Na manhã desta sexta-feira, 3, com a presença do prefeito Jaime Cruz, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da autarquia Sanebavi, realizou a entrega oficial da primeira etapa das obras de ampliação e readequação da ETE Pinheirinho.Até então, a unidade tinha capacidade para tratar o esgoto de uma população de 40 mil habitantes, agora, 63 mil pessoas serão beneficiadas, um amento superior a 50%.

“Concluímos a primeira etapa desta obra tão importante para nossa cidade. Investir em saneamento básico é cuidar da saúde da nossa população. É uma ação que muitas pessoas podem não ver, mas que é planejada pensando nas atuais e nas futuras gerações”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

A entrega oficial das obras contou com a presença da superintendente da Sanebavi, Andrea Campos, além de secretários municipais e vereadores, que fizeram um ‘tour’ pela ETE Pinheirinho, onde puderam acompanhar a forma como o esgoto chega à estação e a qualidade da água que é devolvida ao Rio Pinheiro, com índice de pureza bem acima dos padrões mínimos exigidos para uma ETE.

Nesta fase foram construídas uma nova unidade de tratamento preliminar para a retirada de sólidos grosseiros e uma estação elevatória de esgoto com três bombas submersíveis, sendo uma reserva que enviará o esgoto para a caixa de areia existente até que sejam implantados os equipamentos da segunda fase.

Também foi construído um novo módulo do tanque de aeração completo, com difusores e sistema de recirculação, do mesmo tamanho das três já existentes e, ainda, a construção de uma nova estrutura para abrigo de 2 sopradores que fornecem ar para o novo tanque de aeração e possui espaço para mais 3 sopradores, que serão implantados na próxima etapa.

As melhorias na primeira fase de obras da ETE Pinheirinho compreenderam diversos setores da estação. Foi feita também instalação de uma nova cabine primária de energia, construído um novo prédio de desaguamento de lodo com uma nova centrífuga e ainda uma casa de química com sistema de preparo e dosagem de polímeros para serem utilizados na centrífuga.

Preparando as estruturas para receberem a segunda etapa, também foram implantados tanques de produtos químicos para o sistema de armazenamento e dosagem da solução de hidróxido de sódio e cloreto férrico. O valor desta obra é de R$ 6.324.183,81, sendo R$ 4 milhões pelo FEHIDRO, a fundo perdido, ou seja, não é financiamento, sendo o restante como contrapartida da Sanebavi.

A segunda etapa, em fase de licitação, inclui a implantação do sistema de dosagem da solução de hidróxido de sódio e cloreto férrico nos tanques químicos e casa de química, construídos na primeira fase; reforma dos 3 tanques de aeração existentes; instalação de 3 conjuntos de sopradores para alimentação dos 3 tanques de aeração reformados.

Prevê ainda, a implantação de 2 equipamentos mecanizados compactos em aço inox para limpeza e a construção em concreto armado de uma caixa distribuidora de fluxo, que recebe o esgoto da caixa de areia e distribui para os tanques de aeração.

03/07/2020