03 MAI 2021
EDUCAÇÃO
Tranquilidade marca retorno às aulas presenciais da Educação Infantil de Vinhedo

A Educação Infantil de Vinhedo retomou nesta segunda-feira (3) às aulas presenciais em 20 unidades escolares do município. A adesão ao retorno às escolas ainda foi tímida, com a presença de aproximadamente 150 crianças. Na próxima semana, no dia 10, a Secretaria de Educação retoma também as aulas presenciais do Ensino Fundamental. Nesta fase da pandemia, o retorno previsto é de 35% alunos, em esquema de revezamento.

“Foi um reencontro emocionante de alunos e professores, um momento muito especial. Nossas escolas estão preparadas, limpas, higienizadas, bonitas e com todos os protocolos de segurança para as crianças e profissionais”, afirmou a secretária de Educação, Eliana Chrispim. Ela e a coordenadora da Educação Infantil, Alessandra Freitas, acompanharam a entrada de estudantes em unidades escolares da região da Capela.

“O clima foi de muita tranquilidade”, comentou a secretária. Ela explicou que o número de pais e responsáveis que indicaram adesão às aulas presenciais na Educação Infantil, respondendo ao Termo de Responsabilidade, foi maior do que o número de alunos que compareceram às escolas nesta segunda-feira (3). A expectativa é de que a quantidade de crianças aumente nos próximos dias. A secretária vai continuar acompanhando o retorno nas unidades escolares.

“Entendemos que o retorno presencial às aulas seja gradativo, respeitando o tempo de cada família e criança. Isso é totalmente compreensível. Estamos recebendo os alunos que optaram por ir às escolas com toda atenção, zelo e afeto. Contamos com apoio das famílias para que esse retorno aconteça com segurança, respeitando todas as medidas sanitárias necessárias”, afirmou.

Levantamento da Secretaria de Educação feito nas 14 escolas de Educação Fundamental apontou que aproximadamente 72,% dos pais ou responsáveis por estudantes pretendem enviar seus filhos às aulas presenciais a partir da próxima semana. Lembrando que as aulas acontecem com revezamento, com a quantidade de alunos permitida em decretos estaduais, que é de 35% nesta fase. Os pais são informados do revezamento pelas escolas.

O levantamento das respostas dos pais ou responsáveis das 20 unidades escolares da Educação Infantil será divulgado nesta terça (4), com a entrega dos Termos de Responsabilidade. A Secretaria de Educação informa que o retorno às aulas presenciais é facultativo nesta fase da pandemia e que as atividades continuarão remotas no caso dos professores que estão em afastamento por pertencerem ao grupo de risco.

Autor: Silvana Guaiume