06 MAI 2021
Procon de Vinhedo orienta consumidores nas compras para o Dia das Mães
Apesar da expectativa de redução no valor médio das vendas, varejo avalia que o desempenho será melhor que no ano passado

O Dia das Mães deste ano traz ao varejo de Vinhedo uma perspectiva de esperança para os comerciantes com a retomada gradativa da operação nas lojas físicas. A data é a segunda mais forte para o comércio, atrás apenas do Natal. Segundo o Procon Vinhedo, apesar da expectativa de redução no valor médio das vendas, o varejo avalia que o desempenho será melhor que no ano passado.

“A pandemia e o isolamento fomentam de forma exponencial o e-commerce. O ideal seria que os vinhedenses dessem prioridade ao comércio local, que se adaptou e hoje oferece diferentes formas de comércio remoto, para garantir a homenagem às mães e, ao mesmo tempo, ajudar a economia local e o pequeno comerciante”, disse a responsável pelo Procon Vinhedo, Carolina Nader.

Carolina lembrou que os comerciantes de Vinhedo se reinventaram e continuam praticando os sistemas de vendas delivery e drive thru. “O contato mais próximo com o cliente possibilita maior flexibilização quanto a formas de pagamento, prazos, desconto e mais conforto para o comprador”, afirmou.

No caso de compra em lojas virtuais, o Procon orienta os consumidores a  pesquisar a procedência do site, política de troca e prazo de entrega. Se o pagamento for feito com boletos, é preciso ficar atento porque têm aumentado as reclamações de pagamentos de boletos fraudulentos, segundo Carolina. “É preciso sempre checar o lançamento correto do boleto”, disse.

O Procon Vinhedo informa que a troca de mercadoria é obrigatória somente com defeito do produto. Há lojas que oferecem a possibilidade de trocar a mercadoria por outras razões, como adequação de tamanho e cor. Neste caso, é importante que essas condições estejam expressamente registradas na etiqueta do produto, no regulamento do site ou na nota fiscal.

Nas compras feitas por telefone, catálogo ou internet, a lei estabelece o prazo para desistência de sete dias a partir da entrega do produto ou do serviço, segundo o Procon Vinhedo. Nas compras presenciais, entretanto, a compra só pode ser cancelada se o fornecedor não oferecer solução ao comprador, caso essa solução esteja prevista na venda, após prazo de 30 dias.

Para garantir seus direitos, é essencial que o consumidor peça a nota fiscal, fique atento à veracidade de ofertas e promoções e tire todas suas dúvidas antes de finalizar a compra. Caso precise de qualquer orientação sobre relação de consumo, o Procon de Vinhedo faz atendimento pelos telefones 3826-3008 e 3876-5502, presencial das 9h às 17h, e por e-mail: atendimento.procon@vinhedo.sp.gov.br.

“Que a data seja de prosperidade ao comércio, de máximo reconhecimento, muitas homenagens e profunda gratidão a todas as mamães vinhedenses”, desejou Carolina.

Fonte: Procon