07 MAI 2021
SAÚDE
Vinhedo estende fase de transição por duas semanas, conforme determinação do Estado
Liberação gradual e segura de atividades será mantida; medida entra em vigor neste sábado (8)

O governo estadual confirmou nesta sexta-feira (7) uma nova prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o Estado por mais duas semanas, até dia 23. O Estado continua registrando redução gradual de indicadores de casos, internações e mortes por COVID-19. Isso permitiu a extensão de mais uma hora no expediente de atendimento presencial, das 6h às 21h, e com limitação de 30% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.

Nesta sexta-feira (7), Vinhedo tem 5.926 casos confirmados de coronavírus, com 124 mortes, oito pacientes internados na UTI da Santa Casa e oito na enfermaria. Nas semanas mais graves da pandemia, meados de março até início de abril, a UTI chegou a atender 15 pacientes de covid.

O horário estendido das 6h às 21h vale a partir deste sábado (8) para estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings. O mesmo expediente poderá ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.

A fase de transição mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques estaduais e municipais também poderão ficar abertos, mas com horário das 6h às 18h.

Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados prossegue limitada, mas com ligeiro acréscimo de 25% para 30%. O toque de recolher continua nas 645 cidades do estado, agora das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.

Nesta sexta, a taxa de ocupação de UTIs por pacientes graves com COVID-19 está em 78,3% no estado e em 76,3% na Grande São Paulo. O total de internados em UTIs era de 10.060 em todo o estado, com outros 11.260 pacientes em vagas de enfermaria.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Autor: Silvana Guaiume