12 MAI 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Vinhedo oficializa parceria com o Senai para promover cursos profissionalizantes gratuitos
Diferentes formações serão oferecidos em vários bairros da cidade

Vinhedo oficializou nesta quarta-feira, 12, parceria com o Senai  Valinhos para a realização de novos cursos profissionalizantes gratuitos para os moradores da cidade. Participaram da reunião o prefeito Dario Pacheco, o secretário de Indústria e Comércio, Tiago de Paula, o diretor do Senai Valinhos, Everson de Aro Capobianco, e o coordenador de relações institucionais do Senai, Marcel Rodrigo Dota.

Na parceria, Vinhedo disponibiliza as instalações necessárias e o Senai cede os professores e os insumos para a realização dos cursos. “Estamos trabalhando para trazer uma extensão do Senai Valinhos a Vinhedo,  já que novas unidades não estão sendo abertas no momento. Os serviços seriam os mesmos, com toda a qualidade e assistência que o Senai oferece”, explicou dr. Dario.

De acordo com Capobianco, o momento é propício para novas parcerias, já que o ano está sendo muito desafiador para as empresas, e a escola profissionalizante pode oferecer cursos de grande relevância para o mercado vinhedense. “Temos várias opções, desde cursos a distância, os da carreta Senai até os que acontecem em espaços físicos. Queremos capacitar os vinhedenses de acordo com a demanda das empresas da cidade ou, ainda, para que possam gerar renda nas suas casas, alimentando o comércio local”, destacou o diretor.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, já estava programada a chegada da carreta Senai a Vinhedo com o curso sobre manutenção em computadores, mas o evento foi cancelado por causa da pandemia. Com a retomada das atividades, nova grade de cursos será disponibilizada à população. “A ideia é oferecer em mais de um local para que todas as pessoas tenham a oportunidade de se capacitar, sem a necessidade de deslocamentos. Teremos cursos de panificação, construção civil, jardinagem, torneiro mecânico, corte e costura, entre muitos outros”, reforçou o secretário.

Atualmente, o Senai Valinhos desenvolve importante trabalho em Vinhedo com atuação regional, capacitando jovens aprendizes para trabalhar em empresas do Distrito Industrial de Vinhedo. São dezenas de pessoas capacitadas por ano em diferentes áreas, que recebem apoio para ingressar no mercado de trabalho. “Vamos fazer uma grande parceria com o Senai para que nossas empresas do Distrito Industrial não precisem recorrer a outros municípios para conseguir mão de obra qualificada. Tenho certeza que a parceria será muito benéfica”, afirmou dr. Dario.

Autor: Ana Cândida Briski