14 MAI 2021
ADMINISTRAÇÃO
Administração de Vinhedo atinge Alto Grau de Satisfação nos 100 primeiros dias deste ano, diz pesquisa

Os 100 primeiros dias da gestão do prefeito Dario Pacheco, de Vinhedo, foram avaliados com Alto Grau de Satisfação em Administração Pública, segundo pesquisa realizada pela INDSAT na terceira semana de abril. O instittuto de pesquisa ouviu 400 moradores da cidade maiores de 16 anos. A margem de erro do estudo é de 4,8% com intervalo de confiança de 95%.

De acordo com o levantamento, a pontuação de Vinhedo foi de 652 pontos, o que fez a avaliação da Administração Pública saltar do Grau Médio de Satisfação para o Alto Grau. Em comparação ao levantamento de novembro de 2020, a nota de Vinhedo teve aumento de 125 pontos na escala INDSAT. Em novembro do ano passado, Vinhedo recebeu 527 pontos.

A nota da Administração Pública de Vinhedo em abril ficou acima da média das Cidades de Pequeno Porte (CPP), que fechou a terceira semana do mês em 624 pontos, conforme dados do INDSAT.

A gestão de Dr. Dario tem hoje 45,8% de ótimo e bom, 36% de regular e 18,2 de ruim e péssimo. O maior nível de aprovação do atual governo está concentrado entre os católicos, com 50,8% de ótimo e bom e apenas 12,7% de ruim e péssimo. Já entre os evangélicos, Dr. Dario contabiliza 41,3% de ótimo e bom e 23,3% de ruim e péssimo.

A INDSAT continua acompanhando a avaliação da Administração Pública e da Câmara Municipal de Vinhedo e também analisa a satisfação dos moradores em relação aos serviços prestados. Além da Administração Pública, 16 serviços públicos são analisados.

Para classificação do número de habitantes do município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Vinhedo alcance 78.440 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Pequeno Porte (CPP), diz o instituto.

Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades que participam dos estudos da INDSAT são divididas em agrupamentos de acordo com o número de habitantes. São três grupos:

- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado:

- INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

- INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

- INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

- INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

- INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

Fonte: INDSAT