28 MAI 2021
LIMPEZA PÚBLICA
Prefeitura de Vinhedo realiza desassoreamento de sete quilômetros do Córrego Pinheirinho
Em alguns trechos, a limpeza não era realizada há pelo menos oito anos; manutenção deve ocorrer regularmente para evitar enchente e erosão

A Prefeitura de Vinhedo está finalizando na segunda-feira (31) um amplo trabalho de desassoreamento e limpeza do Córrego Pinheirinho, em seus sete quilômetros de extensão, desde a Avenida Rosa Zanetti Ferragut até o bairro São Tomé. Em alguns trechos, essa limpeza não era realizada há pelo menos oito anos, segundo a Secretaria de Serviços Municipais, que coordenou o serviço. Os trabalhos foram iniciados há 30 dias.

“A manutenção da nossa cidade é garantia de que as pessoas poderão contar com mais qualidade de vida. Já tínhamos feito a limpeza da caixa de areia da Represa 1, fizemos o desassoreamento do Córrego Pinheirinho, estamos com o programa Vinhedo de Cara Limpa percorrendo todos os bairros. Ações importantes para construirmos uma cidade cada vez melhor”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Segundo o secretário de Serviços Municipais, Davilson Antunes, após trinta dias, a Secretaria está na fase final da limpeza do Córrego Pinheirinho. “Foi um trabalho bem amplo de prevenção, para desobstruir o córrego e deixá-lo preparado para o período chuvoso”, disse.

Para realizar os trabalhos, a Secretaria utilizou cinco diferentes máquinas, um trator com pá carregadeira, um bobcat, duas retroescavadeiras e uma patrol motoniveladora para a retirada dos resíduos. “Uma grande operação de limpeza para recuperar toda a extensão do córrego e liberar todo o leito aquático para oferecer maior segurança ao curso d’água e, com isso, evitar enchentes e erosão nas margens”, afirmou o secretário.

Antunes explicou que essa manutenção deve ser feita duas vezes por ano. “Agora que já recuperamos toda a extensão do córrego, fica mais fácil realizarmos a limpeza duas vezes por ano, como é necessário. O trecho entre o Jardim Miriam e o São Tomé deu mais trabalho porque estava mais assoreado, não recebia limpeza há oito, dez anos”, afirmou o secretário.

A limpeza do Córrego Pinheirinho teve início na Avenida Rosa Zanetti Ferragut, próximo ao Memorial do Imigrante, passando por toda a extensão do Bairro Santa Cruz, Avenida Ana Lombardi, Avenida Otávio Tasca com término na Avenida dos Pinheiros no Bairro São Tomé. Antunes comentou que foram retiradas toneladas de areia, pedras e terra do leito do córrego. “Não temos a quantidade total, mas retiramos muito material”, disse.

A Secretaria vai aguardar a secagem da terra para que possa ser utilizada em outros serviços de manutenção da cidade, como terraplanagem de valas em áreas públicas.

Autor: Silvana Guaiume