25 JUN 2021
ADMINISTRAÇÃO
Prefeitura conclui instalação de lâmpadas led no Centro de Convivência e na Represa I
Renovação do parque de iluminação pública garante economia, eficiência e segurança para os moradores
O projeto de instalação de lâmpadas led em Vinhedo, mais eficientes e econômicas, avança para diferentes pontos da cidade. A Prefeitura concluiu nesta semana os trabalhos no Centro de Convivência e na Represa I, onde as lâmpadas comuns foram trocadas por luminárias de led. Também nesta semana a Prefeitura trocou as lâmpadas da Praça Sant’Anna e instalou novos conjuntos de vapor metálico de 150 watts. A renovação do parque de iluminação pública garante economia, eficiência e segurança para os moradores.

“Iluminação pública é fundamental para a segurança de todos. Além da troca de lâmpadas por luminárias de led, que vai continuar acontecendo para termos uma cidade melhor iluminada e mais segura, também estamos trocando as lâmpadas queimadas. Em novembro passado, quase metade dos nossos postes estavam com as luzes queimadas, trocamos mais de 4 mil lâmpadas desde o início do ano e hoje temos uma Vinhedo mais clara e bonita”, disse o prefeito Dario Pacheco.

A substituição de lâmpadas comuns por led foi realizada na escadaria da Rua Francisco Verdenacci, na Rua Jayme Catelano, no Centro de Convivência e na Represa I. Nesses locais foram instaladas 176 luminárias de led, 100 delas na Represa. Nos próximos meses esse projeto será ampliado para outras regiões da cidade, inclusive com a criação de um corredor de vias públicas iluminadas por led.

O corredor integra a Avenida Indústrias (66 pontos), entorno da Praça Aurora Sudário (23 pontos), Estrada da Capela (162 pontos), Trevo de Vinhedo (30 pontos), Avenida Aparecida Tellau Seraphim (76 pontos), Estrada da Boiada (74 pontos), Avenida dos Imigrantes (40 pontos), Avenida Benedito Storani (62 pontos), Avenida Independência (223 pontos), Rodovia Edenor João Tasca (58 pontos), Rua do Observatório (50 pontos) e Portal de Vinhedo (23 pontos).

Praça Sant’Anna

Nesta semana, a praça central de vinhedo recebeu 41 conjuntos de lâmpadas de vapor metálico 150 watts. A substituição foi feita para melhorar a qualidade da iluminação no local, que também vai receber luminárias de led. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, está em andamento a elaboração de um edital para trocar a iluminação por led no local, através de um convênio estadual, com custo zero para a Prefeitura.

Esse edital abrange ainda a Praça Aurora Sudário e a Praça da Vila João XXIII. “Como esses processos podem levar mais tempo, resolvemos melhorar a iluminação da Praça Sant’Anna, que estava muito precária, com um material que tínhamos disponível, e que é muito bom, até finalizarmos o processo do edital”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Davilson Antunes.

4 mil trocas

Este ano, Vinhedo já realizou a substituição de 4,2 mil lâmpadas queimadas em diferentes bairros. A cidade possui 13 mil pontos de iluminação pública. Em novembro do ano passado, 4,5 mil lâmpadas, 35% da quantidade total, estavam queimadas, ocasionando transtornos aos vinhedenses.

Com a realização da Operação Vinhedo de Cara Limpa, trabalho permanente de limpeza e manutenção que está percorrendo toda a cidade, o serviço de troca de lâmpadas está sendo intensificado nos bairros, além dos pedidos realizados pela central telefônica. Desde o início do ano, os moradores podem solicitar a troca de lâmpadas queimadas na Central 0800-777-4780 e terão a solicitação atendida em até 72 horas.