01 JUL 2021
PLANEJAMENTO URBANO
Vinhedo recebe outorga para captação de água do Rio Capivari-Maluf pelo prazo de 20 anos
Além dos recursos hídricos, prefeitos Dario Pacheco e Estanislau Steck deram início a outras parcerias envolvendo as duas cidades
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, assinou nesta quinta-feira (1º) um termo de parceria com o município de Louveira, regulamentando a cessão de direito real de uso de outorga hídrica do Rio Capivari, trecho do Maluf, para captação de água pelo município no prazo de 20 anos. A medida é fundamental para a continuidade do projeto de construção da nova captação de água bruta do Rio Capivari, que permitirá ao município modernizar o sistema e garantir a captação da outorga máxima,  que no período de cheia passará de 400 m³/h para 600m³/h.

A assinatura foi feita no gabinete de Dr. Dario com a presença do prefeito de Louveira, Estanislau Steck, e do vice, Ricardo Barbosa. “Esse é só o início de grandes parcerias que faremos com o município de Louveira, cidade coirmã pela qual temos grande apreço e muitas afinidades. Essa regulamentação é fundamental para a garantia de fornecimento de água à população vinhedense, em vista da importância da captação de água no Rio Capivari, hoje responsável por mais de 50% da capacidade de tratamento da unidade ETA-1 Planalto”, disse o prefeito.

Ambos os municípios também vão realizar ações de preservação da mata ciliar do Rio Capivari e até mesmo o retorno do peixe Tabarana, peixe carnívoro, topo de cadeia alimentar, que gosta de viver em águas cristalinas e despoluídas, com matas ciliares intactas, e que habitava essas águas no passado, melhorando, consequentemente, a classificação do rio junto ao Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente). “É possível termos um rio mais limpo e saudável com ações simples, mas que devem contar com a colaboração de todos os moradores”, reforçou Estanislau Steck.

Mais parcerias

Os prefeitos conversaram ainda sobre outros dois projetos que envolvem ações coordenadas entre os dois municípios, como a regularização das divisas, para que moradores que vivem no limite de Vinhedo e Louveira tenham a situação do seu imóvel regularizada e possam utilizar serviços públicos do município mais próximo.
O segundo projeto é uma solicitação antiga de dr. Dario para que seja criado um Consórcio entre as cidades de Vinhedo, Louveira, Valinhos, Itupeva e Itatiba a fim de possibilitar a construção em Vinhedo (centro dos municípios) de um Centro de Referência de Saúde de Alta Complexidade.

“Com uma população de cerca de 500 mil habitantes, temos o público necessário para a construção de um hospital conjunto, que vai desafogar os hospitais São Vicente em Jundiaí e a Unicamp em Campinas, que hoje são os que prestam serviço a esses municípios, mas com longas filas de espera”, explicou dr. Dario.

Autor: Ana Cândida Briski