12 JUL 2021
LIMPEZA PÚBLICA
Vinhedo tem Grau de Excelência na Coleta de Lixo, afirma pesquisa
Em comparação a novembro de 2020, houve significativa melhora no serviço, alterando a classificação no ranking
Vinhedo conquistou o Grau de Excelência na Coleta de Lixo no levantamento realizado pela empresa de pesquisa Indsat. Com 821 pontos, o município se sobressaiu no agrupamento Cidades de Pequeno Porte (CPP), que registraram média de 807 pontos. Com base na opinião de 400 moradores maiores de 16 anos, a pesquisa considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%

A pesquisa do Indsat, realizada em abril deste ano, revelou que, em comparação a novembro de 2020, houve significativa melhora no serviço de Coleta de Lixo, alterando, inclusive, a classificação no ranking . No ano anterior, a aprovação era de 88,7% e a rejeição era de 2%, com 785 pontos e Alto Grau de Satisfação. Em abril deste ano, a aprovação atingiu 92,7% (73,6% de bom e 19,1% de ótimo) e a rejeição caiu para 1,3% (1% de ruim e 0,3% de péssimo), iniciando 2021 com Grau de Excelência, a mais elevada classificação do ranking Indsat.

“Estamos trabalhando firme, com compromisso e transparência, pela nossa população. Sabemos da importância da manutenção da cidade, da limpeza, da coleta de lixo, para o bem-estar dos moradores. Este ano criamos o programa permanente Vinhedo de Cara Limpa, que percorre a cidade ininterruptamente para que todos os bairros recebam a atenção que merecem. Desenvolvimento com sustentabilidade”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Os bons resultados classificam o serviço em primeiro lugar do ranking doméstico Indsat, avaliando os 16 setores da CPP. Em abril deste ano, a Prefeitura de Vinhedo lançou o programa "Vinhedo de Cara Limpa", com o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida aos moradores. O projeto envolve quatro secretarias, a Sanebavi e a empresa de limpeza Litucera. No estudo da Indsat, o programa atinge dois serviços: Coleta de Lixo e Limpeza Pública. Os primeiros resultados do programa já poderão ser observados nos próximos estudos.

Indsat

A Indsat mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala.

As cidades avaliadas pela Indsat são divididas em três agrupamentos populacionais: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.

Para classificação do número de habitantes de um município, a Indsat utiliza como fonte de dados projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade.

Fonte: Indsat