17 AGO 2021
PROCON
Procon Vinhedo realiza este ano em média 273 atendimentos mensais
Todos os atendimentos precisam ser agendados para evitar aglomeração, mas os acolhimentos presenciais estão ocorrendo normalmente
O Procon Vinhedo realizou em média 273 atendimentos por mês entre janeiro e julho deste ano. Devido à pandemia, todos os atendimentos precisam ser agendados para evitar aglomeração, mas os acolhimentos  presenciais estão ocorrendo normalmente. No mesmo prédio do Procon funciona ainda e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que, por determinação do Tribunal de Justiça está realizando atendimento apenas através do e-mail cejusc.vinhedo@tjsp.jus.br.

Vídeo distribuído pelas redes sociais contém falsas informações de que o Procon está fechado. Para evitar que moradores busquem atendimento presencial no Cejusc, que não está ocorrendo neste momento, ou procurem o Procon sem agendamento, a porta de entrada fica fechada, porém, sempre com os vidros abertos e colaboradores disponíveis para atender ao consumidor e, principalmente, para ajudá-lo na rápida solução dos problemas, com agendamento marcado.

No agendamento para o atendimento no Procon, que tem como objetivo evitar aglomeração, o consumidor é informado sobre a documentação necessária para formalizar a reclamação, de modo a evitar deslocamentos desnecessários e garantir a efetividade do serviço ao cidadão vinhedense.

O Procon informa que todos os atendimentos são registrados diariamente no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no qual ficam gravados com todas as informações do registro da solicitação. Os documentos do Sindec apontam que, desde o dia 4 de janeiro deste ano, o Procon Municipal de Vinhedo não ficou um único dia sem disponibilizar atendimento.

Mesmo durante o período em que vigoraram as medidas mais restritivas de circulação, com proibição de atendimento presencial, as reclamações foram recebidas por e-mail, juntamente com a documentação necessária, e foram devidamente registradas no sistema.

É preciso esclarecer que a divulgação de informações falsas e distorcidas, disseminando boatos sem fundamento em redes sociais, é prática criminosa, que pode ter implicações jurídicas. Quem produz ou compartilha notícias falsas pode ser responsabilizado e responder pelo ato nas áreas criminal e civil. Antes de divulgar uma notícia, verifique a veracidade, pesquise a fonte e cheque os fatos.

Atendimento do Procon Vinhedo:
Endereço: Rua Humberto Pescarini, 301, Centro
Telefones: (19) 3876-5502/3826-7569/3826-3008
E-mail: atendimento.procon@vinhedo.sp.gov.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30
A reclamação também pode ser feita no telefone 151, da Fundação Procon e nos sites:
‣ Consumidor.gov
‣ Procon.SP