18 AGO 2021
Conselho dos Prefeitos da RMC discute criação de Hospital Metropolitano
Encontro também deliberou a progressão de fase no Plano SP

A reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada na terça-feira (17) em Americana, discutiu a possibilidade da construção de um hospital metropolitano na região.  Técnicos da Unicamp estiveram no encontro e explicaram os requisitos e aportes necessários para o projeto.

Segundo o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, que é defensor de um hospital regional em Vinhedo para atender também as cidades de Louveira, Itatiba, Itupeva e Valinhos, o pedido será levado ao governador em nome dos 20 prefeitos. “Vinhedo está no centro destes municípios e poderia comportar esse hospital para atender casos de alta complexidade”, destaca.

A confirmação dos primeiros casos de infecção pela variante delta da Covid-19 na região também esteve na pauta. Mas como só foram registrados dois casos e há queda nas ocupações dos leitos hospitalares, os prefeitos decidiram seguir o Plano SP e anunciar a progressão da região com a extensão do horário de funcionamento dos comércios e ocupação máxima permitida.

Os membros do Conselho da RMC discutiram ainda o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social (HIS), o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), ações para enfrentamento à violência contra a mulher e a suspensão de mudanças na cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços) por uma liminar concedida pelo ministro Alexandre Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Autor: Ana Cândida Briski