20 AGO 2021
Laudo ambiental indica mais uma árvore com risco de queda na Praça de Sant’Ana
Espécime Ficcus benjamim sofreu processo natural de degradação ambiental e apresenta risco aos frequentadores da praça
A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo divulgou nesta sexta-feira (20) o laudo ambiental que indica que mais um exemplar Ficcus benjamin da Praça de Sant’Ana  poderá ser removido por apresentar risco de queda. É o segundo exemplar da mesma espécie que vem sofrendo o processo natural de degradação e envelhecimento na praça.

“As árvores da praça são bem antigas e ​já apresentam, desde o ano passado, sinais de doença e envelhecimento, como apodrecimento do caule, diminuição da copa, aparecimento de pintas, mudança de cor nas folhas e a entrada de insetos e microorganismos que danificam o tronco e a base, elevando os riscos de queda”, explicou a diretora de Meio Ambiente, a engenheira ambiental, Lívia Barreto.

Para informar a população sobre  o estado fitossanitário da árvore, a Secretaria preparou uma faixa para ser instalada no local que explica, de forma didática, o processo de envelhecimento e os riscos de queda, deixando os canais de comunicação abertos para quem quiser obter mais informações.

As árvores que compõe a arborização urbana são monitoradas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e pela Secretaria de Serviços Municipais constantemente. O corte de exemplar arbóreo só é feito quando apresentam risco à vida humana e ao patrimônio.

A Secretaria também estuda um projeto  em parceria com a Secretaria de Cultura para aproveitamento das  madeiras extraídas das remoções, para a criação de peças de artesanato para perpetuar a história das árvores removidas, além da criação de um novo projeto paisagístico para revitalização da praça, com o plantio de espécies mais adequadas para o local.

Autor: Ana Cândida Briski