24 AGO 2021
EDUCAÇÃO
Vinhedo participa do Gabinete Itinerante do Ministério da Educação em Nova Odessa
Vinhedo se destaca como um dos municípios que possui um bom cadastro junto ao MEC para obter recursos
A Prefeitura de Vinhedo participou do Gabinete Itinerante do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que aconteceu em Nova Odessa no sábado (21), durante todo o dia, a convite da Prefeitura local. Cerca de 70 municípios participaram do evento, que contou com a presença do Ministro da Educação Milton Ribeiro e com o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, para debater as demandas de educação das cidades.

O secretário de Indústria Comércio e Agricultura de Vinhedo, Tiago de Paula, representou o prefeito Dario Pacheco e a diretora pedagógica da Secretaria de Educação Rogéria Viana Deste Nicoletti representou a secretária de Educação Municipal, Beth Spiguel.

“Foi uma reunião muito produtiva e estamos aprimorando nosso cadastro para que possamos estar aptos a receber verbas e participar dos programas do MEC de qualificação de nossas escolas, dos nossos professores e do nosso ensino. É um esforço fundamental para a educação de Vinhedo”, afirmou Dr. Dario.

No Gabinete Itinerante, o MEC vai com toda estrutura até os municípios com sua equipe técnica para atender individualmente cada cidade, instruindo sobre os principais programas e convênios, além de auxiliar na situação cadastral dos Municípios junto ao MEC.

Vinhedo se destaca como um dos municípios que possui um bom cadastro junto ao MEC e está em fase de preenchimento do Plano de Ações Articuladas (PAR 4) para que possa se cadastrar nos projetos e receber recursos do MEC para reformas e ampliações de escolas, materiais tecnológicos, formação continuada para docentes, cursos profissionalizantes para jovens, aquisição de projetos padronizados de escolas para educação infantil e ensino fundamental.

Os empenhos são encaminhados através de emendas parlamentares aos municípios, que devem estar com o PAR 4 em ordem para viabilizar a destinação das verbas. “Pudemos apresentar demandas e debater a educação de nossa cidade diretamente com o ministro e técnicos do MEC. Um encontro enriquecedor para Vinhedo”, disse Tiago de Paula.

Autor: Silvana Guaiume