Vinhedo se destaca como um dos municípios que possui um bom cadastro junto ao MEC para obter recursos
A Prefeitura de Vinhedo participou do Gabinete Itinerante do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que aconteceu em Nova Odessa no sábado (21), durante todo o dia, a convite da Prefeitura local. Cerca de 70 municípios participaram do evento, que contou com a presença do Ministro da Educação Milton Ribeiro e com o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, para debater as demandas de educação das cidades.
O secretário de Indústria Comércio e Agricultura de Vinhedo, Tiago de Paula, representou o prefeito Dario Pacheco e a diretora pedagógica da Secretaria de Educação Rogéria Viana Deste Nicoletti representou a secretária de Educação Municipal, Beth Spiguel.
“Foi uma reunião muito produtiva e estamos aprimorando nosso cadastro para que possamos estar aptos a receber verbas e participar dos programas do MEC de qualificação de nossas escolas, dos nossos professores e do nosso ensino. É um esforço fundamental para a educação de Vinhedo”, afirmou Dr. Dario.
No Gabinete Itinerante, o MEC vai com toda estrutura até os municípios com sua equipe técnica para atender individualmente cada cidade, instruindo sobre os principais programas e convênios, além de auxiliar na situação cadastral dos Municípios junto ao MEC.
Vinhedo se destaca como um dos municípios que possui um bom cadastro junto ao MEC e está em fase de preenchimento do Plano de Ações Articuladas (PAR 4) para que possa se cadastrar nos projetos e receber recursos do MEC para reformas e ampliações de escolas, materiais tecnológicos, formação continuada para docentes, cursos profissionalizantes para jovens, aquisição de projetos padronizados de escolas para educação infantil e ensino fundamental.
Os empenhos são encaminhados através de emendas parlamentares aos municípios, que devem estar com o PAR 4 em ordem para viabilizar a destinação das verbas. “Pudemos apresentar demandas e debater a educação de nossa cidade diretamente com o ministro e técnicos do MEC. Um encontro enriquecedor para Vinhedo”, disse Tiago de Paula.