10 SET 2021
Prefeitos das quatro cidades se reúnem para finalizar projeto para a implantação do Distrito Turístico Serra Azul
Expectativa é que o distrito seja o segundo criado no Estado pelo Governo do Estado
Os prefeitos de Vinhedo, Louveira, Itupeva e Jundiaí estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (10) no Parque Aquático Wet’n Wild para finalizar o projeto que será encaminhado ao Governo do Estado, solicitando a criação do Distrito Turístico Serra Azul, que compreende os quatro municípios.

“Estamos muito empolgados com essa ideia, estamos em uma região com o melhor sistema viário do Brasil, as quatro cidades têm a chance de aproveitar de forma homogênea as oportunidades. Os municípios estão dispostos a investir no turismo para a geração de renda. São muitas as vantagens”, destacou o prefeito Dario Pacheco.

O primeiro Distrito Turístico foi criado no início deste mês em Olímpia, município da região noroeste paulista. A medida, que deve atrair investimentos à cidade e impulsionar o setor turístico local, se tornou possível após aprovação de lei pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em junho. A expectativa é que o segundo distrito seja oficializado pelo governador nas próximas semanas em visita à região.

Para se tornarem distritos turísticos, as cidades devem estar em uma área de interesse cultural, histórico, ambiental, urbanístico ou econômico, e apresentar condições propícias para o turismo nacional ou internacional. A relevância paisagística, arquitetônica, étnica e cultural; e a presença de complexos de lazer e parques temáticos também são consideradas.

“Nossas equipes estão empenhadas para finalizar a documentação a ser encaminhada ao Governo do Estado, solicitando a implantação do Distrito Turístico Serra Azul nos próximos dias. O ofício já está assinado pelos quatro prefeitos desde o dia 26/08, faltando apenas ajustes finais nos arquivos a serem encaminhados conjuntamente”, detalhou o secretário de Cultura e Turismo de Vinhedo, Renato Romanetto.

De acordo com o governador João Doria, na ocasião de lançamento do Distrito de Olímpia, a criação do Distrito Turístico traz um resultado prático, um salto nas oportunidades sob o ponto de vista de financiamentos nas esferas estadual, federal e internacional. Não é apenas uma nova nomenclatura, facilita a vida dos empreendedores privados e dos gestores públicos, mudando a história turística da cidade e da região”, afirmou.
Autor: Ana Cândida Briski