14 SET 2021
PROCON
Procon Vinhedo recebe veículo 0 km para reforçar ações de fiscalização e atendimento ao consumidor
Órgão municipal ligado à Secretaria de Negócios Jurídicos passa a ter uma equipe de fiscalização própria
O Procon Vinhedo recebeu, nesta semana, um veículo Renault Kwid zero quilômetro, adquirido por meio  de convênio entre o município e a Fundação Procon, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Celso Russomano. O prefeito Dario Pacheco recebeu simbolicamente as chaves do veículo da equipe do Procon, coordenada pelo secretário de Negócios Jurídicos, Carlos Eduardo Diniz e pela diretora do órgão, Carolina Nader.

Esta é a primeira vez que o Procon-SP fornece veículos oficiais para os órgãos municipais conveniados, que antes utilizavam veículos cedidos pelas prefeituras. Os novos equipamentos,total de 115 viaturas no Estado, serão utilizados para o desenvolvimento de atividades de fiscalização do mercado e de orientação e atendimento ao consumidor.

“A equipe do Procon de Vinhedo tem realizado um grande trabalho nas orientações de consumo aos vinhedenses. O automóvel vem reforçar ainda mais essa tarefa, garantindo valorização e respeito à cidadania”, destacou dr. Dario.

De acordo com Carolina Nader, a vinda do veículo a Vinhedo possibilitará ampliar as ações desenvolvidas pelo órgão. “Desde o início desta gestão, o dr. Dario tem demonstrado bastante sensibilidade com o direito do consumidor. Sob a orientação e incentivo do secretário Carlos Eduardo Diniz, foi possível capacitar os colaboradores que atuam no Procon Municipal de Vinhedo, que passa a ter a partir de agora equipe de fiscalização própria, com profissionais credenciados pela Fundação Procon SP. Foi isso que possibilitou a doação do veículo ao município. Até então, os atendentes técnicos registravam as demandas, porém os processos fiscalizatórios eram realizados pela regional de Campinas”, explicou.

O Procon Vinhedo é um órgão ligado à Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura. O órgão oferece serviços para prevenir e evitar conflitos nas relações de consumo, informar e conscientizar toda a população (consumidores e fornecedores) sobre seus direitos e deveres, proteger e defender os consumidores, promover a harmonia nas relações de consumo, apresentar aos consumidores alternativas para otimizar suas escolhas no momento das compras, gerenciar seus gastos, evitar conflitos e cuidar de seu orçamento, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo comércio e pela indústria, por meio do conhecimento, da observação das leis e dos direitos do consumidor.

Autor: Ana Cândida Briski