17 SET 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Vinhedo participa da 1ª edição do programa estadual RetomaSP em Campinas
Lançamento foi feito pelo governador João Doria, que também autorizou repasses para reformas de escolas de Vinhedo
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, participou nesta sexta-feira (17) em Campinas, do lançamento oficial do RetomaSP, programa estadual de oferta de serviços de qualificação, investimentos, emprego e renda. O lançamento foi feito pelo governador João Doria, que também entregou benefícios do Bolsa do Povo, maior programa de assistência social e transferência de renda do Estado. Além do dr. Dario, participaram do evento o secretário de Cultura e Turismo de Vinhedo, Renato Romanetto, e integrantes da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura.

As ações do RetomaSP integram um extenso pacote de políticas e serviços públicos em um cenário de retomada de atividades econômicas. O objetivo é garantir apoio do setor público e organizações privadas a profissionais prejudicados pelos graves impactos da pandemia.

“Sabemos dos desafios impostos pela pandemia a todo o setor produtivo e que é preciso unir forças para retomarmos a economia a todo vapor. Vamos fazer de tudo para que possamos, juntos e comprometidos, passar por esse cenário de pandemia com uma retomada segura, estável e forte da economia na nossa cidade”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Segundo Doria, o RetomaSP é uma ação capilarizada entre o poder público, que tem capital político e institucional, e o setor privado, que determina o crescimento econômico. Os eventos do RetomaSP em Campinas foram organizados pela InvestSP, agência estadual de promoção de investimentos e competitividade, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, em parceria com a Prefeitura de Campinas e a Associação Comercial e Industrial do município.

No evento, o governador anunciou autorizações estaduais para investimentos nos programas Dinheiro Direto na Escola, da Secretaria da Educação, vouchers que totalizam R$ 30,3 milhões em repasses diretos para reformas, melhorias e compra de equipamentos para 176 escolas, de Vinhedo, Campinas, Jaguariúna e Valinhos. Também anunciou a instalação da Casa da Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento Regional em Artur Nogueira, Cosmópolis, Monte Mor e Saltinho, com repasses de R$ 790 mil a cada cidade.

RetomaSP

A programação começou com um roadshow no Expo Dom Pedro, que reuniu cerca de 400 empresários, investidores e gestores para apresentação de serviços e parcerias do governo do Estado nas áreas de crédito, inovação, pesquisa, fomento, qualificação, internacionalização e geração de oportunidades nos setores de comércio, indústria, turismo e agronegócio regional.

“Hoje damos um passo importante na retomada econômica em São Paulo. Estamos levando uma série de ações, serviços, recursos financeiros, investimentos e negócios a segmentos diversos da sociedade. O RetomaSP é uma grande oportunidade para reinventarmos o futuro hoje, alinhando interesses públicos e privados", afirmou Gustavo Junqueira, presidente da InvestSP.

Doria acompanhou um mutirão do RetomaSP no Largo do Rosário, um dos principais pontos da região central de Campinas. O evento reuniu programas e serviços públicos destinados a trabalhadores, desempregados, estudantes e pequenos empreendedores que necessitam de apoio do Estado no atual cenário de retomada econômica.

O mutirão contou com estandes de serviços diversos como Bolsa do Povo – incluindo Bolsa Trabalho e Bolsa Empreendedor –, Banco do Povo, cursos Novotec e Via Rápida, Empreenda Rápido, Poupatempo, Mutirão do Emprego, Junta Comercial do Estado de São Paulo e projetos promovidos em parceria com Sebrae-SP, Unicamp, Unesp e Univesp.

Bolsa Empreendedor

A ação do RetomaSP também destacou iniciativas do Bolsa do Povo. Uma das principais é o Bolsa Empreendedor, que ainda tem vagas abertas em todo o Estado. Para a região de Campinas, a previsão é de pouco mais de 11 mil vagas. As inscrições prosseguem até domingo (19) no site do Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br).

Cada bolsa oferece R$ 1 mil a autônomos informais em situação de vulnerabilidade. Os beneficiados devem participar de um curso gratuito de empreendedorismo do programa Empreenda Rápido, com frequência mínima de 80%, e obter formalização como MEI (Microempreendedor Individual) ou outra natureza jurídica.
Vale Gás e Alimento Solidário

O governador também oficializou a entrega de vouchers dos programas Vale Gás e Alimento Solidário. O Vale Gás beneficia 426 mil famílias nos 645 municípios paulistas com três parcelas bimestrais de R$ 100 para compra de botijões de gás. Já o Alimento Solidário oferece cestas básicas a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo