20 SET 2021
TURISMO
Prefeitura de Vinhedo promove consulta pública sobre implantação do Distrito Turístico Serra Azul
Consulta pública está aberta à participação de pessoas físicas ou jurídicas, até o dia 23, no link https://bit.ly/consultadistritoturisticovinhedo
A Prefeitura de Vinhedo vai conhecer propostas dos moradores sobre a implantação do Distrito Turístico Serra Azul através de consulta pública que está aberta à participação de pessoas físicas ou jurídicas, até o dia 23, no link https://bit.ly/consultadistritoturisticovinhedo. Somente serão consideradas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo as contribuições e manifestações que tiverem a identificação e o contato do participante. Os dados não serão divulgados.

“A participação dos moradores é fundamental no processo de criação do Distrito Turístico de Vinhedo, inciativa que vai contribuir para ampliar negócios, geração de renda e empregos na nossa cidade, além de promover o desenvolvimento sustentável. Parceria importante para valorizar cada um dos quatro municípios do Distrito e toda a região”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Após o encerramento do período da Consulta Pública, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo vai divulgar, no site da Prefeitura de Vinhedo, todas as contribuições recebidas. O objetivo é ouvir a comunidade dos municípios que formam o novo Distrito Turístico Serra Azul sobre a implementação dessa área turística, ampliando o debate, aprimorando aspectos relevantes e incentivando a participação da sociedade nas decisões relativas à formulação e definição de políticas públicas.

O Distrito Turístico Serra Azul será composto por quatro municípios, Vinhedo (área de 7.508.073,69m² ou 7,51km²), Itupeva (área de 17.744.000,00m² ou 17,744km²), Louveira (área de 6.221.128,09m² ou 6,22km²) e Jundiaí (área 9.647.537,34m² ou 9,65km²). O Distrito soma, com as quatro cidades, área de 41.120.739 m² ou 41,12 KM².

A implementação do Distrito Turístico Serra Azul busca fortalecer o turismo na região, em especial do Circuito das Frutas; garantir que os municípios priorizem áreas de visitação pública; estimular a expansão do setor de turismo com novos empreendimentos, infraestrutura e atrativos capazes de atender à demanda com padrões internacionais de qualidade; ampliar as atividades econômicas associadas ao turismo, estimular o desenvolvimento de áreas estratégicas com potencial de atração e geração de turismo nacional e internacional.

Os municípios também terão que garantir a implantação, melhoria ou expansão da infraestrutura adequada para o desenvolvimento turístico; estimular o empreendedorismo privado e a oferta de soluções criativas e inovadoras, fomentar parcerias entre setor público e privado; e promover o desenvolvimento de serviços relacionados às atividades turísticas.

A criação do Distrito Turístico vai ainda fomentar a economia local e o desenvolvimento de produtos locais, com geração de emprego e renda; desenvolver mecanismos que melhoram a eficiência e a qualidade dos serviços de turismo; e assegurar a longevidade e a continuidade das políticas públicas de incentivo ao turismo.
Autor: Silvana Guaiume