20 SET 2021
Prefeitura de Vinhedo cria Secretaria de Assistência Social e Habitação
Iniciativa integra projeto de reforma administrativa da administração pública previsto no plano de governo do prefeito Dario Pacheco
A Prefeitura de Vinhedo vai criar uma única Secretaria de Assistência Social e Habitação dentro do projeto de reforma administrativa da administração pública, previsto no plano de governo do prefeito Dario Pacheco. O projeto será apresentado na live desta semana na página do prefeito no Facebook, na quinta-feira, às 18h, e será enviado até o fim do mês para análise e votação da Câmara Municipal.

“Vamos criar uma secretaria fortalecida para garantir acolhimento às famílias mais vulneráveis da nossa cidade, não só no atendimento assistencial imediato, mas também contribuindo para que essas famílias possam receber todo o apoio necessário para estruturar suas vidas, inclusive no que se refere a habitação”, disse dr. Dario. “É uma iniciativa importante para melhorar a qualidade do atendimento e também reestruturar a administração pública”, acrescentou.

A junção das duas secretarias em uma só vai criar uma pasta dedicada a promover o bem-estar social de famílias em situação de vulnerabilidade no município, com ações que contemplam desde o atendimento mais emergencial, como programas de transferência de renda, até acompanhamento mais complexo das famílias em vulnerabilidade. O secretário de Habitação, Madu Serrano, pediu exoneração do cargo esta semana por motivos pessoais.

O prefeito agradeceu Serrano pelo ótimo trabalho à frente da Secretaria e por sua contribuição na gestão municipal. Dr. Dario lembrou que a nova pasta de Assistência Social e Habitação terá como secretária a assistente social Cristina Mazon.

Ao mesmo tempo em que a Secretaria de Assistência Social e Habitação vai continuar desenvolvendo serviços, programas e projetos para atendimento de indivíduos e famílias, garantindo direitos socioassistenciais no enfrentamento de situações de pobreza e vulnerabilidade social, vai também coordenar programas de habitação popular, orientando e acompanhando as famílias de menor renda.

A questão da moradia popular é complementar aos serviços da política de assistência social, que são organizados por níveis de complexidade: proteção social básica e proteção social especial de média e alta complexidade. Os serviços da Assistência Social são executados diretamente pelo município nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e através de contratos com organizações da sociedade civil.

Autor: Silvana Guaiume