20 SET 2021
EDUCAÇÃO
Vinhedo retoma em outubro aulas presenciais de 100% dos alunos do Ensino Fundamental
Também em outubro, serão retomadas as aulas de berçário com revezamento de 50% dos alunos matriculados
A Prefeitura de Vinhedo retoma em outubro as aulas presenciais de 100% dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, com todas as medidas previstas no Plano São Paulo de combate à pandemia de coronavírus. Também em outubro, serão retomadas as aulas de berçário, com revezamento de 50% dos alunos matriculados. As fases 1 e 2 da Educação Infantil e os maternais continuarão com revezamento de 50% de estudantes presenciais em outubro.

“As crianças querem voltar às aulas presenciais, querem se socializar, estar junto de seus amigos. Os professores estão vacinados e são preparados para coordenar esse retorno com muita responsabilidade. Assim como as escolas municipais estão preparadas para receber os alunos. Tudo para que os pais possam confiar seus filhos à retomada das atividades escolares presenciais”, disse o prefeito Dario Pacheco.

A secretária de Educação, Rogéria Nicoletti, explicou que o planejamento de retomada de aulas vem sendo feito desde o início deste ano e que as escolas já têm retomado as atividades presenciais gradualmente. “Esse planejamento é feito com cuidado e carinho pela equipe da Educação, sempre atendendo aos protocolos sanitários. Estamos felizes em retomar as atividades presenciais”, afirmou.

Segundo a secretária, todas as salas do 1º ao 9º ano estão sendo preparadas para que haja o distanciamento de um metro entre as crianças, garantindo maior segurança na ampliação do atendimento. “Estamos, e estaremos em outubro, preparados para receber nossos alunos”, disse. Rogéria lembrou que o atendimento remoto continuará acontecendo para crianças com comorbidades ou para aqueles que não optarem pelo retorno presencial.

Ela explicou que a entrega do kit alimentação iniciará no final de setembro, atendendo primeiramente os alunos da Educação Infantil, até contemplar mais uma vez todos os estudantes da Rede Municipal. “Por enquanto todos vão receber. Ainda estamos avaliando como reorganizar a distribuição com a retomada integral do Ensino Fundamental”, disse.

Ações

Rogéria destacou que a Secretaria de Educação está desenvolvendo uma série de ações para melhorar a qualidade do aprendizado em toda a Rede Municipal. O programa Vinhedo Educação: Educar com Ação, em parceria com outras secretarias municipais, promove o desemparedamento da educação, as crianças são levadas para fora da sala de aula e ocupam outros espaços municipais no processo de aprendizado. “Com a pandemia, esse programa ainda é cercado de muitos cuidados, mas o objetivo é que possamos ampliá-lo”, disse a secretária.

Outras ações, conforme Rogéria, são projetos pedagógicos realizados em parceria com universidades federais e estaduais. “Professores doutores têm nos atendido no município com muito boa vontade para contribuir com o fortalecimento da educação básica”, afirmou. A secretária comentou ainda que um grupo de professores está debatendo um novo documento de diretrizes curriculares para serem implementadas em Vinhedo. O município tem aproximadamente 10,3 mil estudantes e 35 unidades escolares.