27 SET 2021
Mutirão de consultas e exame de Vinhedo registra falta de 23% dos pacientes
Mutirão vai continuar sendo realizado na próxima semana com consultas médicas e exames de eletrocardiograma
O primeiro mutirão de consultas e exames de Vinhedo foi realizado no sábado (25) e registrou a falta não justificada de 23% dos pacientes das consultas e 24% dos pacientes de exame de eletrocardiogramas. A cada quatro pacientes agendados pela Secretaria de Saúde para realizar os procedimentos, um deixou de comparecer mesmo depois de ter confirmado a presença, prejudicando outros moradores que ainda permanecem na fila de espera.

O mutirão vai continuar sendo realizado na próxima semana com consultas e exames de eletrocardiograma. “Pedimos que a população não deixe de comparecer ou então avise que não poderá comparecer quando entramos em contato para que possamos colocar outro paciente no lugar. Isso é muito importante para que possamos acabar com a espera por atendimento”, alertou o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

Geralmente, a Secretaria de Saúde entra em contato com o paciente para avisar sobre o agendamento da consulta ou exame três ou até dois dias antes de ele ser realizado. “É importante que as pessoas que não puderem ir já nos avisem nesse contato”, disse Ribolli. Das 120 consultas agendadas no sábado com pediatra, clínico geral e ginecologista, 28 não puderam ser realizadas porque os pacientes faltaram. Da mesma forma, estavam agendados 83 exames de eletrocardiograma, mas 20 pacientes não compareceram sem justificar a falta.

O prefeito Dario Pacheco acompanhou parte dos trabalhos do mutirão. “Saúde é nossa prioridade absoluta, estamos buscando todas as alternativas possíveis para agilizar e qualificar o atendimento a nossos moradores, com atenção e acolhimento. O mutirão vai nos permitir reduzir as filas causadas pela pandemia e garantir o atendimento da nossa população”, disse dr. Dario.

A Prefeitura de Vinhedo está realizando mutirões da saúde para reduzir a demanda de procedimentos eletivos, sem urgência, criada por causa da pandemia, que afetou a realização dos atendimentos. Os exames e atendimentos de urgência continuaram sendo realizados normalmente na pandemia. O mutirão de consultas e exames acontece em unidades de saúde de Vinhedo, apenas para pacientes agendados, conforme a demanda de cada região.

Os pacientes são contatados pela Secretaria de Saúde, priorizando os que estão há mais tempo na fila. A Secretaria organiza o atendimento e entra em contato com os pacientes para avisar sobre o horário da consulta ou do exame.