29 SET 2021
TURISMO
Consulta Pública: 92,8% dos vinhedenses concordam com a criação do Distrito Turístico
Referendo foi realizado entre os dias 20 e 23 de setembro no site da prefeitura e teve 111 participações
A criação do Distrito Serra Azul recebeu a aprovação dos moradores de Vinhedo, Louveira, Itupeva e Jundiaí, segundo Consulta Pública realizada entre os dias 20 e 23 de setembro no site da prefeitura dos quatro municípios. Em Vinhedo, ocorreu a maior participação de moradores,  com 111 votos no total, sendo que 92,8% foram favoráveis a criação e 7,2% contrários. Nos outros três municípios não houve votos contrários.

A população também pôde contribuir com manifestações e sugestões que serão avaliadas pelas equipes dos municípios.

“Vinhedo só tende a ganhar com a implementação do Distrito Turístico, iniciativa que vai contribuir para ampliar negócios, gerar renda e empregos na nossa cidade, além de promover o desenvolvimento sustentável a partir de novos atrativos de nível internacional. Estamos muito confiantes nesse projeto”, destacou o prefeito Dr. Dario.

Na sexta-feira, 24, a comissão composta por representantes dos quatro municípios encaminhou a documentação necessária junto com o Plano de Implantação do Distrito para a avaliação da Secretaria de Estado do Turismo.

O governo estadual vai analisar toda a documentação e dará o parecer técnico nas próximas semanas.  “Esse Masterplan traz uma boa leitura do que pode ser o Distrito e empreendimentos possíveis de serem implementados, bem como toda a infraestrutura necessária para que a região possa prosperar”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

Distrito Turístico

O Distrito Turístico Serra Azul será composto por quatro municípios, Vinhedo (área de 7.508.073,69m² ou 7,51km²), Itupeva (área de 17.744.000,00m² ou 17,744km²), Louveira (área de 6.221.128,09m² ou 6,22km²) e Jundiaí (área 9.647.537,34m² ou 9,65km²). O Distrito soma, com as quatro cidades, área de 41.120.739 m² ou 41,12 KM².

A implementação do Distrito Turístico Serra Azul busca fortalecer o turismo na região, em especial do Circuito das Frutas; garantir que os municípios priorizem áreas de visitação pública; estimular a expansão do setor de turismo com novos empreendimentos, infraestrutura e atrativos capazes de atender à demanda com padrões internacionais de qualidade; ampliar as atividades econômicas associadas ao turismo; e estimular o desenvolvimento de áreas estratégicas com potencial de atração e geração de turismo nacional e internacional.

Os municípios também terão que garantir a implantação, melhoria ou expansão da infraestrutura adequada para o desenvolvimento turístico; estimular o empreendedorismo privado e a oferta de soluções criativas e inovadoras, fomentar parcerias entre setor público e privado; e promover o desenvolvimento de serviços relacionados às atividades turísticas.

A criação do Distrito Turístico vai ainda fomentar a economia local e o desenvolvimento de produtos locais, com geração de emprego e renda; desenvolver mecanismos que melhoram a eficiência e a qualidade dos serviços de turismo; e assegurar a longevidade e a continuidade das políticas públicas de incentivo ao turismo.

Resultado da Consulta Pública

Vinhedo – 111 respostas – 92,8% sim e 7,2% não