30 SET 2021
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Vinhedo retoma aulas presenciais de 100% dos alunos do Ensino Fundamental
A Prefeitura de Vinhedo retoma nesta segunda-feira, 4 de outubro, as aulas presenciais de 100% dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, com todas as medidas previstas no Plano São Paulo de combate à pandemia de coronavírus. Também serão retomadas as aulas de berçário, com revezamento de 50% dos alunos matriculados. As fases 1 e 2 da Educação Infantil e os maternais continuarão com revezamento de 50% de estudantes presenciais em outubro.

“Estamos preparados para receber de volta a totalidade dos alunos no Ensino Fundamental e também para retomar as aulas presenciais no berçário em revezamento. Passo importante para a educação municipal, que sofre com a pandemia. As crianças querem voltar às aulas presenciais, querem se socializar, estar junto de seus amigos. Os professores estão vacinados e estamos todos preparados”, disse o prefeito Dario Pacheco.

A secretária de Educação, Rogéria Nicoletti, explicou que o planejamento de retomada de aulas vem sendo feito desde o início deste ano e que as escolas já têm retomado as atividades presenciais gradualmente. “Esse planejamento é feito com cuidado e carinho pela equipe da Educação, sempre atendendo aos protocolos sanitários. Estamos felizes em retomar as atividades presenciais”, afirmou.

Segundo a secretária, todas as salas do 1º ao 9º ano estão sendo preparadas para que haja o distanciamento de um metro entre as crianças, garantindo maior segurança na ampliação do atendimento. Rogéria lembrou que o atendimento remoto continuará acontecendo para crianças com comorbidades ou para aqueles que não optarem pelo retorno presencial.

Ações

Rogéria destacou que a Secretaria de Educação está desenvolvendo uma série de ações para melhorar a qualidade do aprendizado em toda a Rede Municipal. O programa Vinhedo Educação: Educar com Ação, em parceria com outras secretarias municipais, promove o desemparedamento da educação, as crianças são levadas para fora da sala de aula e ocupam outros espaços municipais no processo de aprendizado.

Outras ações, conforme Rogéria, são projetos pedagógicos realizados em parceria com universidades federais e estaduais, com a participação de professores doutores. A secretária comentou ainda que um grupo de professores está debatendo um novo documento de diretrizes curriculares para serem implementadas em Vinhedo. O município tem aproximadamente 10,3 mil estudantes e 35 unidades escolares.

Autor: Silvana Guaiume