06 OUT 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura de Vinhedo recebe vouchers de consultorias gratuitas do Sebrae
Apoio das consultorias vai agilizar processos na administração pública, ajudar empreendedores e a população
No 3º Encontro de Articulação Regional de Políticas Públicas da região de Campinas, ocorrido nesta terça-feira (5), a Prefeitura de Vinhedo recebeu vouchers de consultorias gratuitas que serão oferecidas pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV) para o município. Esses vouchers garantem o custeio via Sebrae de consultorias, que vão desde desburocratização, códigos de obras até compras públicas, por meio de ações do órgão e cursos de qualificação.

O programa Consórcio Empreendedor, do Sebrae, faz a integração dos municípios e oferece soluções para fomentar o ambiente de negócios. Para isso, é oferecido um portfólio de produtos e serviços gratuitos para o fortalecimento dos consórcios públicos, aperfeiçoamento de políticas públicas de empreendedorismo e estímulo à cooperação regional.

“O apoio das consultorias vai melhorar os processos, aumentar a agilidade do serviço público e ajudar empreendedores e a população de modo geral”, destacou o prefeito Dario Pacheco, que esteve no evento junto com o secretário de Indústria e Comércio, Tiago de Paula.

De acordo com o secretário, Vinhedo sediará, em breve, encontros como esses. “Em paralelo, convidaremos empresas da cidade para que possam se capacitar e participar de processos de venda para a Prefeitura, tudo inteiramente gratuito para o empreendedor de Vinhedo”, explicou Tiago de Paula.

O diretor administrativo financeiro do Sebrae São Paulo, Guilherme Campos, explicou que o trabalho de políticas públicas tem duas frentes, a gestão pública e o empreendedorismo. “Temos a missão de levar conhecimento para que os empreendedores tenham sucesso, mas só isso não é suficiente, é preciso melhorar o ambiente de negócios. Pela primeira vez, o Sebrae faz uma ação sem cobrar nenhuma contrapartida financeira, com todos os serviços gratuitos, justamente para impulsionar a economia dos municípios”, afirmou Campos.

Novos encontros serão feitos a cada 40 dias para monitorar as ações das consultorias e promover a melhoria das soluções.

Soluções

A Prefeitura de Vinhedo fez adesão a oito consultorias contratadas pelo Sebrae e realizadas por instituições parceiras. Confira a relação das soluções e carga horária de execução:

– Programa de Fortalecimento Local em Inclusão Produtiva  (104 horas);
– Simplificação do Licenciamento de Construção e Revisão dos Códigos e Obras e Edificações (121 horas);
– Elaboração de Projetos de Captação de Recursos para a Modernização Administrativa (12 horas);
– Implementação do Sistema de Inspeção Municipal (100 horas);
– Consultoria para Grupos de Catadores de Materiais Recicláveis (100 horas);
–Treinamento e Acompanhamento de Agentes de Desenvolvimento (32 horas);
– Estruturação e Acompanhamento da Sala do Empreendedor (48 horas);
– Adesão ao Portal de Compras Públicas.

Autor: Ana Cândida Briski