08 OUT 2021
SANEAMENTO
Vinhedo se antecipa à crise hídrica e inicia rodízio preventivo no abastecimento para reservar água
Cidade possui reservas de água para atender a população, mas adotou medida para que não haja desabastecimento numa seca prolongada
Diante da pior crise hídrica no Estado de São Paulo nos últimos 91 anos, Vinhedo vai adotar a partir de segunda-feira (11) um sistema de rodízio preventivo de água no município para que, com planejamento e ação, não haja desabastecimento da população no caso de uma seca mais prolongada. A mesma medida vem sendo adotada por ao menos 14 municípios da região, alguns deles em situação crítica de falta de água, o que não acontece com Vinhedo, que está justamente se antecipando para que a cidade não chegue a uma situação limite de falta de água.

Segundo o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, Vinhedo consome 560 metros cúbicos por hora e está produzindo 270 metros cúbicos por hora. Cada morador da cidade consome em média 202 litros de água por dia, quando a média mundial é de 140 litros por dia. “Estamos adotando desde o início do ano uma série de medidas para ampliar a oferta de água, algumas emergenciais outras que exigem planejamento e estudos para serem executadas em médio prazo. Neste momento, entretanto, contamos com a colaboração de todos para economizar para não faltar”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O rodízio preventivo é inevitável para que o sistema de abastecimento não entre em colapso em função da baixa vazão dos principais mananciais diante do atual consumo das reservações e tem o objetivo principal de reservar água, caso não venha a chover o suficiente nos próximos meses.

De forma programada, o rodízio vai acontecer com alternância de 24 horas entre suspensão e fornecimento. Nesta composição, por tempo indeterminado, a distribuição de água à população acontecerá “dia sim, dia não”, consecutivamente, permitindo a preservação das reservações visando o abastecimento futuro.

“Com a alta do consumo e o baixíssimo índice pluviométrico, se não houver uma poupança de água, dentro de pouco mais de um mês a cidade ficará sem recurso para distribuir aos moradores”, explicou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina. “A Represa 2 está com 80% do seu volume, ou seja, não estamos sem água. Mas não queremos que aconteça em Vinhedo o que aconteceu em cidades vizinhas. É melhor reservamos para que não venha faltar”, destacou.

O abastecimento de Vinhedo é composto por dois principais sistemas, ETA 1 e ETA 2 . O esquema de rodízio vai ser feito para os bairros abastecidos pelo sistema ETA 1, cerca de 70% da população. Para isso, foi feita a divisão em dois setores, identificados pelas cores amarelo (região Central/Boiada) e verde (região do Mirante).

As regiões da Capela e Santa Cândida, abastecidas pela ETA 2,  não entram nesta primeira fase de implantação do revezamento, pois a ETA 2 possui mais água no momento e, em caso de necessidade, pode recorrer ao fornecimento de água de outros locais, como o lago do Hopi Hari, por exemplo.

Como vai funcionar

Com início às 10h da segunda-feira (11), o primeiro o setor a ter o fornecimento interrompido será o amarelo (veja relação de bairros abaixo) que ficará sem o abastecimento por 24 horas, retornando nas próximas 24 horas. Já os bairros que integram o setor verde (listados abaixo)  ficam sem o fornecimento de água por igual período na terça, retornando com o abastecimento na quarta, e assim sucessivamente. Desta forma, fica sem abastecimento nos dias ímpares o setor amarelo e nos dias pares sem abastecimento para o setor verde.

Portanto, nos dias ímpares haverá restrição de abastecimento na região Central e nos dias pares a restrição será na região do Mirante. É importante ressaltar que, com a suspensão da distribuição de água pelo rodízio, pode haver intercorrências, como insuficiência de pressão e demanda suprimida da região.  Após o sistema ser religado, às 10h, a  água leva um tempo para percorrer a rede até chegar na casa do consumir.

Veja a relação dos bairros por área:

AMARELO – ETA I
Alpes de Vinhedo
Altos do Morumbi
Altos do Pinheirinho
Aquário
Bosque das Araras
Buracão
Casa Verde
CDHU Vinhedo F
CDHU Vinhedo H
Ch. do Trevo