14 OUT 2021
Espetáculo Circo Misterium estreia temporada online em Vinhedo
Peça é ficção sobre a principal fragilidade humana: o inevitável encontro com a morte
O circo, com sua pluralidade de estilos, faz um elogio à vida e à diversidade religiosa de forma poética e cômica no espetáculo Circo Misterium, do grupo Barracão Teatro, que será exibido nos dias 15,16 e 17 de outubro, às 20h, com transmissão gratuita pelo no canal do Youtube da Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo, https://bit.ly/sec_cultura_vinhedo.  O espetáculo é realizado pelo  Programa de Ação Cultural (ProAC) e pela campanha de financiamento coletivo Credo Quia.

O palhaço Zabobrim, interpretado por Esio Magalhães, ao se engasgar com uma bola de pingue-pongue acaba chegando ao portal entre a vida e a morte. Nessa tênue linha, se vê diante de suas certezas e dúvidas sobre a própria existência.

Imaginando estar na porta do céu e sabendo-se um pecador inveterado, começa a rezar desesperadamente para se salvar. Porém, ao contrário do que esperava, surgem vários seres imortais representando princípios de diversas religiões, crenças e filosofias, que serão apresentados por artistas circenses e suas múltiplas especialidades como lira, bambolê, faixa aérea, buuggeng, força capilar e acrobacia mão a mão.

Além dos imortais, Zabobrim encontra Scientia, um cientista que vem estudando o portal para descobrir o que é a morte e entender o significado e o sentido da vida. Juntos, compartilham sensações para a tão enigmática resposta, sempre com respeito à ciência e às religiões.

Espiritualidade

“A espiritualidade sempre esteve e está presente na experiência humana e na sua relação com o mistério da vida: de onde viemos, para onde vamos, o que fazemos aqui?”, questiona o ator Esio Magalhães, que interpreta Zabobrim. Para ele, as religiões são os caminhos por onde os seres humanos escolhem, cada um à sua maneira, exercer a relação com a espiritualidade. “É uma manifestação cultural necessária, capaz de trazer alento, unir pessoas e ajudar a superar dificuldades. A ciência também é um caminho que busca, por meio de evidências, explicar este mistério”, reflete.

O processo de criação de Circo Misterium teve início em meio à pandemia. Desde janeiro de 2021, o elenco trabalhou de forma remota para construir, com segurança, a dramaturgia e os números que compõem o espetáculo.  Na fase de finalização da obra, foram realizados ensaios híbridos entre virtual e presencial.

O espetáculo é uma ficção sobre a principal fragilidade humana: o inevitável encontro com a morte. Através do encantamento das artes e do riso, Circo Misterium enseja uma reflexão de forma leve, mas profunda sobre o tesouro mais rico que temos: a vida.

Circo Misterium

15,16 e 17 de outubro
20h
No canal do Youtube da Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo https://bit.ly/sec_cultura_vinhedo