15 OUT 2021
PROCON
Alerta aos consumidores – Cuidado ao receber ligação do “banco”
O Procon Municipal de Vinhedo alerta os consumidores, especialmente os idosos, grupo que nas nossas estatísticas demonstram ser as maiores vítimas de golpes bancários, que apenas hoje foram recebidas 5 reclamações, nas quais a vítima declara haver recebido uma ligação proveniente do 0800, informando ser do Banco em que possui conta, e que o motivo do contato era confirmação de compras realizadas. Ao afirmarem não reconhecer a transação, é informado um número de telefone que por começar com 4004, induz as vítimas a acreditarem ser do banco, seja pela numeração inicial, seja pela gravação eletrônica. A finalização do golpe ocorre com envio de SMS para troca de senha, que direciona a um link no qual antes da troca, é necessário confirmar as informações, inclusive a senha anterior, e em algumas vezes antes mesmo de finalizar a ligação, propositalmente demorada, os valores já foram desviados.

Além disto, também continuam ocorrendo as ligações nas quais após o Consumidor informar não reconhecer algumas compras, o golpista informa ser necessário substituir o cartão, e envia um portador até a residência da vítima.

Tendo em vista que hoje o registro de reclamações neste sentido foi ainda maior que o habitual, e considerando que no fim de semana tanto as agências, quanto o Procon ficam fechados, recomendamos que caso recebam qualquer ligação informando ser do Banco, não confirmem dados, não retornem, apenas registrem o número que originou a chamada, e havendo dúvidas, ou vislumbrando a possibilidade de golpe, é possível registrar um Boletim de Ocorrência Eletrônico, no site da Polícia Civil: delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br, clicando em “comunicar ocorrência”, e depois na opção “outras ocorrências”. Com isto, além de preservar seus direitos, o fato entra na estatística, o que é fundamental para mapear as plataformas mais vulneráveis, e possibilitar trabalho efetivo na construção de políticas públicas que exija dos responsáveis maior proteção e segurança aos usuários.

Em caso de dúvidas, o Consumidor pode dirigir-se a agência no dia útil subsequente ao fato, ou ao Procon, sito à Rua Humberto Pescarini, nº 301, telefones 3826-3008/3876-5502/3826-7569, atendimento presencial das 09:00 às 16:30.

Autor: Ana Cândida Briski