19 OUT 2021
SAÚDE
Atividades de Atenção Primária à Saúde acontecem em Vinhedo na Praça do Aquário e Terminal da Capela
Equipes vão orientar, nos dias 28 de outubro e 4 de novembro, sobre temas como Novembro Azul e Cuidados com Hipertensão e Diabetes
Professores e alunos de Atenção Primária à Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic promovem uma ação educativa de cuidados com a saúde nos dias 28 de outubro e 4 de novembro em Vinhedo. As equipes vão estar na Praça do Aquário, das 8h às 10h, e no Terminal Rodoviário bairro da Capela, das 14h às 16h, para orientar sobre os temas Saúde Mental e Qualidade de Vida; Novembro Azul; Cuidados com a Hipertensão e Diabetes; Tabagismo; e Cuidados Pós-Covid.

As equipes terão cinco alunos por docente, totalizando 15 alunos, sob coordenação das professoras Ivana Cesar, Carina Angelini e Michelle Chanchetti Silva. Trata-se de ação educativa e de orientação, com entrega panfletos, materiais educativos produzidos pelos alunos, cartazes e balões. As ações acontecerão em espaço aberto, com abordagens individuais para os interessados em receber orientações, sem necessidade de procedimentos clínicos.

“Essa ação é importante para conscientizar a população sobre a prevenção das doenças. Essas orientações ajudam a mobilizar os moradores sobre como se cuidar melhor para evitar doenças que podem se tornar graves e comprometer a qualidade de vida da pessoa. É muito importante se cuidar”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

As equipes vão oferecer informações sobre os temas, como tabagismo e seus riscos, medidas de cuidado e recursos para parar de fumar; saúde mental e qualidade de vida em tempos de pandemia; sensibilização para o novembro azul, as doenças crônicas masculinas e a importância de seu diagnóstico e controle; e medidas de cuidado pós-covid 19.

O objetivo é sensibilizar população com divulgação de informações sobre a importância do autocuidado na prevenção de doenças e de agravos maiores à saúde; valorizar e estimular o acompanhamento contínuo do cuidado à saúde nos contextos da Atenção Básica; e estimular adoção de medidas de autocuidado que promovam saúde mental e qualidade de vida.

Autor: Silvana Guaiume