22 OUT 2021
EDUCAÇÃO
Vinhedo amplia retomada de 100% das aulas presenciais na Educação Infantil, Fundamental e EJA no dia 3
Rede Municipal ainda mantém opção para famílias que quiserem continuar com a educação remota, utilizando materiais impressos
A Prefeitura de Vinhedo amplia a retomada, no dia 3 de novembro, de 100% das aulas presenciais na Educação Infantil, Fundamental e de Jovens e Adultos (EJA) , mas ainda mantém a opção para os pais que quiserem continuar com a educação remota, utilizando materiais impressos. As aulas do Berçário 1 e 2, Maternal 1 e 2, Fase 1 e 2, Fundamental 1 e 2 e EJA vão acontecer sem rodízio, com 100% de presença dos alunos. As aulas presenciais do Fundamental de Vinhedo já haviam sido retomadas com 100% dos estudantes em 4 de outubro.

“Essa retomada é uma excelente notícia para a nossa rede de educação municipal. Sabemos que o rendimento dos alunos no ensino remoto não é eficiente como nas aulas presenciais. Sem falar na integração dos estudantes, fundamental nessa fase de vivência e aprendizado. Continuaremos adotando medidas de prevenção à covid-19 e tomando os cuidados necessários”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Nesta semana, a Secretaria de Educação promoveu reuniões com a comissão de combate à pandemia da Prefeitura, a comissão de professores e com equipes escolares para definir o retorno. A comissão da Prefeitura é formada por integrantes das secretarias de Governo, da Saúde, de Negócios Jurídicos, de Educação e dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmit).

“Fizemos as reuniões e chegamos ao formato que melhor vai atender pais, alunos e à Rede Municipal de Educação com segurança e tranquilidade para todos”, disse a secretária, Rogéria Nicoletti. O Ensino Fundamental retomou as aulas presenciais com 100% dos alunos no dia 4 de outubro, sem obrigatoriedade do retorno.

No dia 3, os alunos de berçário voltam ao ensino integral, com 100% das turmas, das 7h às 17h30, também sem obrigatoriedade. As crianças do Maternal 1 e 2 e Fase 1 e 2 também não terão mais revezamento, voltam 100% às aulas, em dois períodos, com uma hora de ampliação na carga horária para as crianças do período integral, das 7h às 12h e das 12h30 às 17h30, sem obrigatoriedade. “Ampliamos uma hora para facilitar para os pais que têm filhos em outros períodos letivos”, explicou Rogéria. Segundo ela, neste momento as aulas do Maternal e Fase vão acontecer apenas em meio período para segurança das crianças.

A secretária explicou que o retorno presencial ainda não é obrigatório, mas reforçou que é seguro. “Os pais podem optar por não enviar os filhos à escola neste momento. Ainda é uma opção da família. Mas gostaríamos de ter todas as crianças nas unidades de ensino. Esse é sempre nosso caminho, receber todos os alunos para que todos estejam na escola. Com a melhora nas questões de saúde, esperamos que isso ocorra em breve”, afirmou.

Para os alunos que permanecerem no ensino remoto, os pais devem retirar o material impresso na escola. Não haverá mais atendimento online. “Os pais deverão devolver as atividades nas escolas. Cada vez mais precisamos atender os estudantes nas unidades de ensino”, disse Rogéria.

Medidas sanitárias

A secretária alertou que crianças com sintomas de gripe não devem ser enviadas para a escola. Ela comentou que as salas de aula da rede municipal têm de 20 a 25 alunos cada e que Vinhedo respeita a legislação nacional de manter distância de um metro entre as carteiras. “Essa lei é anterior à pandemia e nossas salas de aulas estão adequadas”, afirmou. O uso de máscara continua obrigatório, assim como o uso do álcool em gel e a medição da temperatura dos alunos na entrada das aulas.

“Todos os professores e equipes escolares continuarão utilizando os equipamentos de proteção. Vinhedo é uma cidade de destaque na região pela seriedade no uso desses equipamentos e vamos continuar sendo referência”, afirmou Rogéria.

Recuperação de conteúdo

A secretária comentou que, depois de um longo período em aulas remotas e revezamento, os alunos têm naturalmente defasagem de aprendizado. Por isso, segundo ela, as escolas já estão oferecendo atendimento individualizado para recuperação de conteúdo. Para o próximo ano, de acordo com Rogéria, a Rede Municipal de Educação já conta com um projeto de recuperação de aprendizagem que será desenvolvido com os alunos ao longo do ano para retomar eventuais conteúdos perdidos. Ela  acrescentou que as escolas estão também fazendo busca ativa de alunos que não retornaram para as aulas.

No caso de dúvidas, pais, responsáveis e estudantes devem entrar em contato com a escola em que as crianças estão matriculadas.

retomada aulas 1
retomada aulas2