03 NOV 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Vinhedo se destaca na geração de empregos na RMC mesmo em meio à crise da pandemia
  No período de janeiro a setembro deste ano, a cidade criou 3.110 novos postos de trabalho com carteira assinada
Vinhedo se destaca como um dos maiores geradores de empregos formais da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no período de janeiro a setembro deste ano, com 3.110 novos postos de trabalho com carteira assinada. Em 30 de setembro a cidade tinha 41.642 empregos formais, o que representa 51% da população empregada, um dos maiores índices de todo o Estado e do Brasil. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência.

“Mesmo com a grave crise econômica que afetou o mundo inteiro por causa da pandemia, Vinhedo continua como um importante centro motor de produtividade em todo o País. Continuamos gerando novos postos de emprego, gerando renda e qualidade de vida para a população. Estamos trabalhando firme, comprometidos com nossa população e o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou a taxa de crescimento do número de empregos formais até o mês de setembro de 2021, e Vinhedo registrou crescimento de 8,07% em relação a janeiro deste ano. Acidade ocupa a terceira posição na RMC em empregabilidade, que é o número de vagas formais em relação à população, ocupa a sétima posição no índice de crescimento e no número absoluto de geração de vagas. “Um excelente resultado, levando em conta que Vinhedo se destaca entre cidades com populações maiores”, disse dr. Dario.

Em vinhedo, a maior parte dos empregos formais está na indústria, com 44,88% do total de vagas, 18.687 postos de trabalho. Na sequência, o setor de serviços é o que mais emprega na cidade, com 14.701 postos de trabalho (35,30%); seguido de comércio, com 7.203 empregos (17,3% do total); construção civil, com 980 empregos formais (2,35%); e agropecuária 71 vagas (0,17%).

RMC

Na RMC, até o mês de setembro deste ano foram criados 60.803 postos de trabalho, crescimento de 6,44%. Em 30 de setembro, os municípios da RMC somavam 1.005.520 de empregos com registro em carteira, 30,1% da população empregada.

Estado de São Paulo

No Estado de São Paulo, até o mês de setembro, foram criados 786.628 postos de trabalho, crescimento de 6,43%. Em 30 de setembro, o Estado somava 13.026.602 empregos formais, 27,9% da população empregada.

Brasil

No Brasil, até o mês de setembro, foram criados 2.512.937 postos de trabalho, crescimento de 6,38%. Em 30 de setembro, Brasil totalizou 41.875.905 empregos formais, 19,6% da população empregada.

Autor: Silvana Guaiume