05 NOV 2021
Teatro Municipal de Vinhedo será reaberto nesta sexta (5) após reformas
Apresentação da Associação Musical de Vinhedo será gratuita e a reserva de lugares deve ser feita no formulário https://bit.ly/reaberturateatro
A Prefeitura de Vinhedo reabre nesta sexta-feira (5) o Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, com a apresentação gratuita da Associação Musical de Vinhedo, às 19h30. O teatro estava fechado desde abril de 2019, passou por reformas, manutenções, dedetização e limpeza. Foram 16 ações de melhorias realizadas na imóvel. O evento de reabertura terá entrada gratuita e a reserva de lugares deve ser feita no formulário https://bit.ly/reaberturateatro.

As reformas foram realizadas nas calhas, forro, carpete, alarme de incêndio, marquise e hall de entrada, entre outros, o que minimizou os problemas de goteiras, isolamento acústico e infiltrações. O teatro passou ainda por um processo de limpeza de todas as áreas, equipamentos técnicos e maquinaria. A Secretaria de Cultura e Turismo esclarece que ainda são necessárias as reformas do palco e manutenção do ar condicionado central, que estão com licitações em andamento. A partir de janeiro de 2022 estão previstas a pintura externa e a troca de todo o telhado.

“Sabemos que ainda há muito por fazer para que nosso teatro esteja totalmente renovado, mas as reformas que já realizamos foram fundamentais para que esse importante patrimônio municipal possa ser devolvido à população em condições de uso. Estamos realizando investimentos importantes para que nossa cidade continue avançando para se tornar polo cultura de referência em toda a região e até no País”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto, a decisão por reabrir o espaço antes da conclusão das obras é uma forma de apoiar o setor artístico, que agora começa a se rearticular após a melhora nos números da pandemia por conta da vacinação. “O Teatro Municipal é um espaço de grande relevância para Vinhedo e precisa continuar abrigando eventos, principalmente diante da retomada de atividades sociais durante a pandemia. Vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a estrutura do nosso teatro”, disse.

Romanetto explicou que o local é seguro e se encontra em condições de receber as atividades propostas. Visitas técnicas foram realizadas no teatro para aferir as condições e garantir que as apresentações possam ser realizadas. “Ficamos satisfeitos de poder apoiar o retorno de projetos artísticos, ainda mais com a presença de público, e estamos trabalhando para que em breve o teatro esteja com toda sua estrutura 100% reparada” disse o secretário.

FESTEVI

Além da cerimônia de reabertura no dia 5, o teatro vai abrigar os 13 espetáculos do 27º FESTEVI, 12 amadores que serão apresentados a partir de terça-feira (9) e um profissional, que abre o evento neste sábado (6), e terá acessibilidade em libras e áudio-descrição. O teatro vai abrigar ainda uma apresentação de teatro infantil do Circuito SP online, Programa Juntos pela Cultura do Governo do Estado de São Paulo, stand-up comedy, Orquestra PróCultura e apresentação de academia de dança de Jundiaí.

Em dezembro, o teatro será palco de apresentações de música, teatro e dança, inclusive com apresentação da SP Cia de Dança e academias de dança tradicionais da região.

Protocolos sanitários

Nesse retorno às atividades presenciais, que, segundo o Plano São Paulo, permite 100% da ocupação de espaços culturais a partir do mês de novembro, as recomendações da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Vinhedo serão seguidas. Para ingressar no teatro, o uso de máscara é obrigatório.

Ingressos

O evento terá entrada gratuita e a reserva de lugares deve ser realizada no formulário https://bit.ly/reaberturateatro. O ingresso é individual, portanto, membros de uma mesma família precisam preencher um ingresso cada para garantir seus lugares.

Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus

O Teatro está estruturado na antiga fábrica de abrasivos Carborundum, a terceira indústria instalada no município, em 1953. Está inserido em um complexo cultural que também abriga o Centro Cultural Engenheiro Güerino Mário Pescarini, que oferece oficinas culturais na área central da cidade e por sediar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Inaugurado em 22 de setembro de 2006, o teatro concilia modernidade com as características da antiga fábrica. O lustre de seu foyer foi feito com os vidros das janelas originais da Carborundum. Tem capacidade para 507 pessoas. O nome é uma homenagem à primeira-dama do munícipio, conhecida por ser a primeira bailarina da cidade.

O teatro pode ser reservado para eventos artístico-culturais através de protocolo nas centrais SIM. Informações referentes ao processo, valores e datas de reserva podem ser conferidas no Decreto nº 0001/2018 ou na Secretaria de cultura e Turismo, pelo e-mail secitur@vinhedo.sp.gov.br ou telefone/whatsapp 3876-5393.

Reabertura do Teatro
5 de novembro, às 19h30
Apresentação gratuita da Associação Musical de Vinhedo
Reserva de lugares no formulário https://bit.ly/reaberturateatro