10 NOV 2021
Farmácia de Alto Custo vai voltar a funcionar no Centro Médico de Vinhedo
Atendimento será de segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 7h às 13h, para retirar medicamento e entregar documentação de novos processos
O atendimento dos medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica, a Farmácia de Alto Custo, vai voltar a funcionar no Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto, ao lado da Farmácia Municipal, a partir de 17 de novembro, de segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 7h às 13h, para retirada de medicamento e entrega de documentação para novos processos. A mudança foi adotada a pedido dos moradores, para facilitar o acesso. Hoje a Farmácia de Alto Custo funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Planalto.

“É inegável a contribuição e a importância do medicamento no cuidado à saúde. A Assistência Farmacêutica só é possível através do planejamento, da organização e da estruturação do conjunto das atividades desenvolvidas, visando aperfeiçoar os serviços ofertados à população”, disse o prefeito Dario Pacheco. O Centro Médico fica na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, no Jardim São Matheus.

“A Farmácia de Alto Custo já funcionou no Centro médico e agora está funcionando na UBS Planalto. Vai voltar para o Centro Médico para facilitar o acesso dos moradores, a pedido dos próprios moradores”, explicou o secretário de Saúde, Milton Ribolli. A Farmácia de Alto Custo funciona através de um acordo entre Estado e Município, no qual o Estado é responsável pelo fornecimento dos remédios e o município é responsável pela retirada e dispensação dos medicamentos.

Os remédios de alto custo são fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde. O município se dirige até o Departamento Regional de Saúde 7, que atende a região, com sede em Campinas, onde entrega os processos dos moradores para retirar os medicamentos. A Prefeitura também disponibiliza funcionários e um local fixo para o armazenamento dos remédios e para que a entrega desses medicamentos seja feita aos pacientes.

Foto: EBC
Autor: Silvana Guaiume